Os benefícios da meditação no tratamento do câncer
Desde o momento do diagnóstico do câncer de mama até a fase do tratamento com medicação e quimioterapia, são muitos os altos e baixos emocionais que a paciente enfrenta.
Para lidar com todos estes momentos, a mudança de hábitos físicos e mentais é fundamental. Cuidar de si mesma e dedicar a si todo o amor próprio deve ser um hábito diário, buscando o autoconhecimento e a habituação aos pensamentos positivos.
Uma das formas de voltar as atenções para dentro de si mesma é meditando. Meditar é a prática de desligar-se do mundo exterior e focar a atenção para o que seu corpo tem a dizer ou como você quer acalmá-lo. Com a meditação, sua respiração fica controlada, a frequência dos seus batimentos cardíacos diminui, seus músculos relaxam e a suas ondas elétricas cerebrais desaceleram.
Mas quais benefícios a meditação pode trazer à paciente com câncer de mama?
Pesquisas apontam que a meditação pode contribuir na resolução de diversos problemas de saúde diferentes, pois é um exercício que controla áreas do comportamento e pensamento humano. Uma das pesquisas é da Universidade de Calgary, no Canadá, que volta seus olhares para o tratamento do câncer e demonstra que a prática da meditação tem impacto positivo tanto na saúde mental quanto na física de muitos pacientes e ex pacientes.
Para a saúde mental, ela proporciona maior sensação de relaxamento, motivação e bem-estar à quem a pratica, além de contribuir na qualidade dos pensamentos positivo e controlar a ansiedade e o estresse que o diagnóstico causa. Para a saúde física, ela é capaz de fortalecer o sistema imunológico durante o tratamento de quimio e radioterapia e auxiliar na redução de dores crônicas.
E como eu posso começar a meditar?
Primeiro, procure um lugar tranquilo e silencioso onde você tenha espaço para sentar e relaxar. Pode ser em uma cadeira, com os pés fixos no chão, ou no próprio chão, com as pernas cruzadas e postura ereta. Estando posicionada, os passos para limpar a sua mente e meditar são os seguintes:
1. Feche os olhos e permaneça em silêncio;
2. Foque no controle da sua respiração, inspirando e expirando de forma lenta e profunda, até que a frequência cardíaca baixe naturalmente;
3. Pense em um objeto, lugar ou paisagem que lhe traga paz e observe a imagem com nitidez. Mantenha esta imagem fixa pelo tempo que achar necessário, afastando qualquer outro pensamento que lhe distraia a atenção;
4. Quando sentir seu corpo relaxado, abra os olhos e aprecie as mudanças internas que está prática proporciona.
#dica: Caso tenha dificuldade em concentrar seu pensamento em uma imagem, você pode utilizar um som, um aroma ou sensação.
#dica 2: Comece meditando por 5 minutos, depois aumente para 10 e 20 minutos, conforme se sentir bem, Faça isso de 1 a 2 vezes por dia. Praticando a meditação sempre no mesmo horário do dia e aumentando a frequência e tempo em que a realiza, seus hábitos ficam mais saudáveis e a sensação de bem-estar é constante.
E aí, vamos praticar?
Fontes:
– Estudos Canadá: https://silviobromberg.com.br/
– Como praticar: https://www.portalsuperacao.org.br/