Alimentos aliados no aumento da imunidade de pacientes com câncer

O tratamento do câncer pode apresentar diversos efeitos colaterais, dos mais nocivos aos mais discretos. Dentre os efeitos mais comuns no organismo da paciente, está a queda da imunidade.

A imunidade baixa ocorre devido aos medicamentos quimioterápicos, que atacam diversas células do corpo, inclusive as do sistema imunológico.

Como as funções imunológicas são importantes para proteger o nosso organismo da contaminação de diversas doenças, é preciso buscar alternativas saudáveis para aumentar a imunidade.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é através de uma alimentação repleta de nutrientes e vitaminas.

Acompanhe, no blog de hoje, os principais alimentos que aumentam a imunidade durante e após o tratamento de câncer!

#Alimentos super poderosos no aumento da imunidade de pacientes com câncer

1 – Frutas cítricas

Não é nenhum segredo que as frutas cítricas são essenciais para melhorar a imunidade através da alimentação. Frutas como kiwi, laranja, morango e acerola são ricas em vitaminas C e E, que agem diretamente no sistema imunológico.

2 – Vegetais verdes

Os vegetais de cor verde escura são ricos em nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças.

Além disso, vegetais como brócolis, espinafre e couve possuem altos níveis de ácido fólico, que ajuda no crescimento celular e produção de glóbulos brancos.

3 – Tomate

O tomate é uma fruta que pode ser ingerida diariamente, pois possui ação antioxidante e auxilia na diminuição da produção dos radicais livres.

4 – Alho

O alho é um alimento com altos níveis de vitaminas A e C, além de antioxidantes que contribuem no combate a invasores no sistema imunológico.

Esse alimento é tão benéfico à saúde que pesquisas científicas já associam a ingestão de alho à redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer, como o de estômago.

5 – Iogurte

Todo iogurte que possui presença de culturas vivas e ativas, como o Kefir, auxilia no fortalecimento da imunidade do nosso corpo.

Além disso, a ingestão diária de iogurtes naturais também estimula as células brancas do sangue e melhora o funcionamento da flora intestinal.

6 – Peixes

Peixes como o salmão e a sardinha são fontes de ômega 3, composto que influencia na saúde cardiovascular e protege as artérias de inflamações, aumentando também a imunidade.

7 – Oleaginosas

As oleaginosas são ricas em vitamina E, que combate a baixa imunidade. Além disso, são repletas de minerais, gorduras saudáveis e ácidos graxos.

O consumo de 1/4 de xícara de amêndoas, por exemplo, já supre 50% da quantidade de vitamina E recomendada por dia.

8 – Melancia

Além de ser uma fruta importante para a hidratação do organismo, também possui grandes níveis glutationa, um antioxidante muito potente no fortalecimento do sistema imunológico.

9 – Grãos e leguminosas

Cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (como o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico) são grandes fontes de zinco, um nutriente que combate doenças que afetam o sistema imunológico, resfriados e gripes.

10 – Cúrcuma

A cúrcuma é um tempero que possui várias propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, estudos já apontam os benefícios da cúrcuma no tratamento oncológico, pois possui um forte componente antiviral, antifúngico e que protege o organismo contra o câncer.

Agora que você já sabe quais alimentos incluir na sua alimentação para aumentar a imunidade durante e após o tratamento de câncer, conheça alguns cuidados que devem ser tomados na sua alimentação:

– Ao comprar frutas, verduras e legumes, escolha sempre as com aspecto mais fresco e com embalagem intacta, para evitar a entrada de micro-organismos que podem causar doenças;
– Ao chegar em casa, lave todas as embalagens com sabão e água corrente e, só após a higienização completa, leve-os à geladeira ou freezer;
– Nunca prove alimentos expostos ao ar livre em feiras ou supermercados, pois podem estar contaminados;
– Lave bem as mãos antes de comer ou preparar os alimentos e não os manipule se tiver qualquer ferimento nas mãos;
– Ao cozinhar, mantenha as mãos longe da boca, cabelos, nariz e olhos;
– A bancada, os talheres e demais utensílios utilizados no preparo dos alimentos também devem ser higienizados antes de sua utilização.

Sempre inclua frutas, legumes e verduras na sua alimentação, mas lembre-se de que sua dieta deve ser sempre acompanhada por um médico especialista.

E fique atento aos sinais do seu corpo, como perda ou alteração do olfato e do paladar, boca seca, náuseas ou vômitos.

Se sentir qualquer sintoma, consulte seu médico antes de incluir ou retirar qualquer ingrediente da rotina alimentar.

Gostou dessa leitura? Você pode se interessar também pelo nosso blog sobre os alimentos que ajudam a amenizar o enjoo durante o tratamento.

Fontes:
INCA, Oncoguia e A.C. Camargo

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018