5 fatos que você precisa saber sobre a radioterapia
Primeiramente, você sabe o que é a radioterapia?
Muitas pessoas que irão passar por esse tratamento ou os próprios familiares se desesperam e se preocupam por imaginar ser doloroso e repleto de dificuldades. No entanto, como esse tratamento oncológico é utilizado para tratar cânceres em estágios iniciais, é um procedimento indolor e com menos efeitos colaterais.
Além disso, é um dos principais meios utilizados para o combate ao câncer. Esse método funciona a partir de feixes radioativos na área que é afetada pelas células do câncer, diferente da quimioterapia que age por todo o corpo.
Para quem irá começar suas sessões de radioterapia, ela costuma ocorrer todos os dias e dura conforme a necessidade do paciente. Em muitos casos, o paciente fica deitado para que a radiação seja aplicada de forma direta na região do tumor.
1. Radioterapia é essencial para a maioria das pessoas que estão em tratamento
Segundo o ONCOGUIA, mais de 60% das pessoas que enfrentam o câncer, terão que passar pela radioterapia. Como comentado acima, é um procedimento que ocorre em estágios iniciais do câncer por conta da sua radiação ionizante que ajuda a deter e impedir o crescimento das células tumorais.
Sendo assim, fará parte do planejamento terapêutico em algum momento do tratamento dos pacientes com câncer.
2. A radioterapia é tranquila e segura
Com a tecnologia à nosso favor, nos dias de hoje, tudo é muito bem planejado para que o tecido saudável não seja afetado e assim preservado. Após o término da aplicação, a radiação não permanecerá mais do que 15 minutos no corpo da paciente.
Além disso, a sua duração é de menos de 1 hora e contribui e muito para uma qualidade de vida melhor, até mesmo quando não há chance de cura, pois diminui o tumor e consequentemente os sintomas do mesmo.
3. Atualmente existem dois principais tipos de radioterapia
Esses tipos são a radioterapia externa e a braquiterapia. Nesses casos, quem definirá qual delas seguir é o seu médico a partir de uma avaliação.
A diferença entre eles é que enquanto a radioterapia externa libera energia a certa distância do tumor, a braquiterapia trata o câncer pela colocação de fontes radioativas dentro ou próximo à área do tumor.
O que te ajudará nesse processo é se informar sobre qual será o seu tipo de radioterapia, assim você ficará por dentro de quais os benefícios vai te trazer e quais os seus efeitos colaterais.
4. O planejamento radioterápico é um ótimo aliado durante a Radioterapia
Essa estratégia serve para definir os detalhes que são correspondentes ao seu tratamento. Logo na sua primeira visita ao rádio-oncologista essa estratégia já é adotada e caso seja preciso, durante seu tratamento ela pode ser reajustada.
Assim, facilita sua caminhada nesse processo e para o especialista, pois vocês ficarão alinhados para um tratamento mais eficiente, sabendo quais são as reais necessidades no momento.
Além disso, nesse planejamento ficará definida a rotina da radioterapia, que ajudará a saber qual o posicionamento do paciente na sessão, marcações na pele para radiação, cuidados com a pele, efeitos colaterais, entre outros.
5. Há diversos modos de lidar com os efeitos colaterais
Os efeitos colaterais são bem curtos e moderados, não durando mais do que algumas semaninhas após o fim do tratamento.
Sua intensidade pode variar conforme a dose e o tipo de radiação e até a parte do corpo que foi feita a aplicação.
A falta de cuidados e o não cumprimento das recomendações médicas, cooperam muito para o aparecimento de efeitos colaterais. Entre eles estão a perda de apetite, dificuldade para comer alguns alimentos, cansaço, reações cutâneas, entre outros.
Por isso, quando sentir em excesso esses efeitos colaterais, não hesite em contatar seu rádio-oncologista ou a equipe que te acompanha nesse processo. Assim, eles saberão o que fazer diante desses sintomas.
Caso você esteja passando por isso, te desejamos força e muita luz em seu caminho. Te garantimos que o melhor por si mesma você já está fazendo, que é: SE CUIDAR!
Seja forte. Atrás da tempestade, sempre se esconde o arco-íris.
Não esqueça de mandar para aquela amiga que está travando essa luta e precisa saber disso. 💗
FONTES: ONCOGUIA e WE CARE SKIN