6 dicas de autocuidado no tratamento do câncer de mama
O autocuidado desempenha um papel fundamental na jornada da paciente em tratamento contra o câncer de mama. Isso porque ela precisa voltar toda a atenção para si mesma, focando no seu bem-estar físico, emocional e mental.
Mas não estamos falando de apenas atitudes básicas de autocuidado, como ter uma alimentação balanceada, tomar os medicamentos corretamente e seguir todas as orientações médicas. Estamos falando de cuidar da saúde emocional e da autoestima!
Para praticar o autocuidado durante o câncer de mama, a paciente precisa buscar atividades e hábitos que promovam autoestima e qualidade de vida. Diante disso, pode ser necessário contar com apoio psicológico e participar de grupos de suporte, além de cuidados que podem ser adotados em casa.
Para que você cuide mais de si mesma durante o tratamento oncológico, aqui vão 6 dicas de ouro.
6 formas de praticar o autocuidado no tratamento do câncer de mama
1) Pratique atividades físicas
A prática de atividades físicas controla o estresse, melhora a disposição e ainda estimula a produção de endorfina e serotonina no organismo, que são os “hormônios da felicidade”, responsáveis pela sensação de bem-estar e satisfação. Por isso, praticar atividades físicas regularmente é muito importante durante o tratamento.
Mas atenção: antes de escolher qual exercício você irá praticar, é importante avaliar suas condições físicas e conversar com seu médico.
2) Comece a meditar
A meditação é uma prática que pode trazer inúmeros benefícios para o bem-estar físico, mental e emocional. Quando executada com concentração e foco, ela auxilia no relaxamento, na redução da ansiedade e no aumento da clareza mental.
Se você ainda não é adepta dessa prática, dedique alguns minutos do dia para aprender a meditar, buscando aliviar as preocupações e promover a paz interior.
3) Olhe para si mesma com mais amor
Valorizar a própria beleza é uma forma importante de autocuidado, principalmente durante o tratamento do câncer de mama, que é quando podem surgir mudanças físicas que afetam a autoestima.
Mesmo que as madeixas caiam, não se abale por essa fase, pois ela passa. Aproveite para inovar o visual com lenços, perucas e outros acessórios que destaquem a sua beleza. Adote mais cuidados pessoais com sua pele, unhas e corpo, para elevar a autoconfiança e se sentir melhor consigo mesma.
4) Não se compare
Autocuidado também é não se comparar com outras pessoas, principalmente quando se trata de saúde. No tratamento do câncer de mama, cada jornada é única e individual, então comparar-se com outras pacientes pode levar a sentimentos de frustração e até mesmo diminuição da autoestima.
Evite comparar seus resultados, aparência física, progresso ou qualquer aspecto da sua jornada com a de outras pessoas. Lembre-se de que o câncer de mama é uma experiência pessoal e que cada indivíduo responde de maneira diferente ao tratamento.
5) Passe mais tempo com quem você ama
Ter momentos de lazer com pessoas queridas também faz parte do autocuidado. Portanto, busque passar mais tempo com quem ama, desfrutando de atividades prazerosas, como passeios, conversas, tardes de filmes em casa ou simplesmente estar acompanhada nos momentos mais delicados.
Quando se tem alguém querido e de confiança ao seu lado nessa fase delicada, você se sente mais confiante, alegre e relaxada.
6) Participe de grupos de apoio
Existem diversos grupos de suporte e apoio emocional para pacientes com câncer de mama. Participar desses grupos pode ser extremamente benéfico para você compartilhar experiências, trocar informações e receber apoio emocional.
Tenha em mente que encontrar pessoas que passam ou passaram por situações semelhantes pode trazer uma grande sensação de alívio e fortalecimento.
O Instituto Peito Aberto é uma ONG que pode te ajudar. Somos um grupo feito por mulheres que passaram pelo câncer e resolveram transformar a dor em amor ao próximo. Oferecemos projetos, oficinas e rodas de conversa que visam proporcionam um cuidado mais abrangente e humanizado à paciente, para que você se sinta acolhida e amparada.
Quer saber mais? Navegue pelos nossos projetos: CLIQUE AQUI
Não se esqueça: o autocuidado é um ato de amor próprio e uma forma de manter o controle em um período de incertezas. Ao cuidar de si mesma, você estabelece bases sólidas para a recuperação e para a manutenção de uma vida saudável após o câncer de mama.