Alimentação saudável: 6 passos para melhorar os seus hábitos alimentares
Ter uma alimentação saudável é a chave para uma maior qualidade de vida e para a prevenção de diversas doenças.
Se engana quem pensa que se alimentar de uma maneira saudável é algo difícil. Para incluir uma dieta equilibrada no seu dia-a-dia, o simples fato de reduzir o consumo de gorduras, sódio e açúcares já é um passo importante. Isso porque o abuso de alimentos deste tipo aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer.
Então você quer saber quais são os alimentos que DEVEM fazer parte da sua rotina? Confira, abaixo, algumas dicas para você melhorar os seus hábitos alimentares agora mesmo.
1 – Consuma frutas, verduras e legumes diariamente
Alimentos naturais são essenciais para defender o seu organismo de elementos nocivos.
As verduras e os legumes, muitas vezes negligenciados nos cardápios dos brasileiros, são alimentos naturais ricos em fibras, vitaminas e nutrientes que fortalecem o nosso corpo.
O consumo diário destes alimentos é capaz de estimular a formação de mais de 70% das nossas células de defesa. Além disso, quando aliados a frutas ricas em vitaminas A e D, são capazes de aumentar a produção de anticorpos. E ainda, certas frutas beneficiam o nosso corpo com elementos de ação antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante, pois são repletas de vitaminas, minerais e fitoquímicos.
Ah, e você sabia que elas também são grandes aliadas nos processos de emagrecimento? Ou seja: o simples aumento no consumo diário de verduras, frutas e legumes, além de beneficiar a imunidade e o bem-estar, também ajuda no controle do peso!
2 – Diminua o consumo de alimentos ultraprocessados
Os ultraprocessados mais consumidos são salgadinhos, embutidos, refrigerantes, temperos prontos e os macarrões instantâneos. Estes produtos, além de possuírem altos níveis de açúcar, sódio e gordura, também são prejudiciais por não possuírem nenhum nutriente.
Outro fator que merece atenção é o fato de que os alimentos ultraprocessados carregam aditivos químicos que causam inúmeras doenças. Muitos aditivos são até proibidos em outros países, pois podem corromper as células de defesa do intestino e prejudicar a imunidade.
3 – Beba muita água
Se você é daquelas pessoas que pensa que a única função da água é hidratar o nosso corpo, está na hora de revisar seus conceitos.
Muito além disso, a água é responsável pela digestão, absorção, circulação e excreção dos nutrientes e substâncias no organismo. É ela, portanto, que contribuir para um metabolismo regulado.
De acordo com nutricionistas, para manter as nossas funções funcionando adequadamente, o ideal é que os adultos bebam entre 2 a 3 litros de água por dia. Porém, a média consumida pelos brasileiros costuma ficar bem abaixo disso.
O simples ato de aumentar o consumo de água já contribui – e muito – para a adoção de uma alimentação saudável.
4 – Não desconte suas emoções nos alimentos
A verdade é que todos nós, vez ou outra, procuramos um doce para relaxar ou uma pizza para desestressar. Apesar do bem-estar momentâneo, fazer desta atitude um hábito pode ser muito prejudicial à saúde.
Quando o alimento é ingerido em um contexto de estresse, certamente não é consumido como deveria e os nutrientes não são absorvidos corretamente. A pressa e a tensão também podem mascarar a saciedade, fazendo com que você coma mais do que o necessário.
Em momentos de ansiedade e tensão, mesmo quando saciado, você pode procurar se alimentar fora dos horários corretos. Neste caso, procure ter sempre uma fruta em mãos!
5 – Procure se alimentar pelo menos a cada 3 horas
Evite passar longos períodos sem comer. Mesmo que você não sinta fome, faça pequenos lanches entre as grandes refeições, principalmente entre o almoço e o jantar.
Esse hábito é fundamental, pois ficar sem comer restringe energia ao metabolismo e, consequentemente, o deixa mais lento para poupar a energia que lhe foi fornecida.
O metabolismo lento é uma das diversas características que dificulta a perda de peso. Como se não bastasse isso, passar muito tempo sem comer faz com que você sinta mais fome e coma muito mais na próxima refeição.
6 – Saiba escolher os alimentos
No final das contas, o segredo para alimentação saudável não é eliminar ou restringir algum tipo de alimento, mas sim combinar todos os tipos de nutrientes. Nas suas refeições diárias, você deve ingerir carboidratos, proteínas, minerais, vitaminas, fibras e água.
Não deixe nenhum tipo de nutriente completamente fora da sua dieta. O que você pode fazer é controlar ou substituir o consumo. Por exemplo, você pode trocar um pão branco por integral, que possui mais fibras e nutrientes e menos carboidratos.
Tudo é uma questão de variar o cardápio e não deixar de fora nenhum tipo de alimento. Afinal, uma alimentação saudável e sinônimo de uma alimentação balanceada.
COMECE A TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AGORA MESMO
Adote as dicas acima, mantenha uma dieta rica em alimentos de origem vegetal e reduza o consumo de industrializados.
Nossa dica final é: inclua, em seu cardápio diário, alimentos como legumes, frutas, trigo integral, arroz integral, feijões e ervilhas. O seu organismo agradece!
Quer melhorar a sua alimentação para prevenir doenças como o câncer? Leia já o nosso blog sobre os alimentos aliados na prevenção do câncer.