Confira 8 alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Você já deve ter ouvido o ditado “nem tudo é o que parece ser“, certo? Quando se trata de alimentação, essa frase se encaixa perfeitamente.

Muitas vezes, quando vamos ao mercado, nos deparamos com diversos produtos nas prateleiras com rótulos que indicam que aquele é um alimento saudável. Essas embalagens nos fazem acreditar que estamos fazendo escolhas alimentares conscientes. No entanto, a realidade pode ser bem diferente.

Existem muitos alimentos que são vendidos como “fitness” e saudáveis, mas que podem ser armadilhas para uma dieta equilibrada. Isso porque a maioria deles, além de serem ultraprocessados, também possuem adição de açúcares, conservantes e calorias vazias.

Para que você não se engane mais, vamos te apresentar 8 alimentos que parecem saudáveis, mas estão sabotando a sua saúde. Acompanhe.

8 alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Adoçante

Apesar do adoçante parecer uma substituição saudável para o açúcar refinado, ele não é a melhor opção. Além de ser ultraprocessado, ele ainda possui aditivos derivados do açúcar e conservantes, que são muito prejudiciais à saúde. O uso contínuo, inclusive, pode aumentar o risco de doenças como o diabetes tipo 2.

Portanto, se você não consegue ficar sem adoçar o seu cafezinho, é importante considerar opções naturais, como stevia ou xilitol, e usá-los com moderação.

Granola

A granola é um mix de cereais, como aveia, farelo de trigo, floco de arroz e floco de milho. Em alguns casos, ela pode vir com frutas secas, dando a impressão de que é ainda mais saudável. No entanto, durante seu processo de produção, são adicionados altos níveis de açúcar e é removida uma grande quantidade de fibras.

Se você quer incluir a granola na sua dieta, opte por produzi-la em casa ou comprá-la em lojas de produtos naturais, evitando as versões industrializadas.

Gelatina

Quem nunca pensou na gelatina como uma opção saudável para lanche da tarde? Apesar de parecer leve e saborosa, a gelatina não é nada nutritiva, pois é rica em açúcares e corantes em sua composição. Além disso, o sabor desse alimento vem de aditivos, e não de ingredientes naturais. 

Existem várias receitas de gelatina caseira que pode ser feita com sementes de chia: uma opção muito mais nutritiva e saudável para a sua dieta.

Barra de cereal

As barras de cereal são uma opção de snack rápido, prático e saudável, certo? Errado! Apesar de realmente proporcionar praticidade para a correria do dia, nem todas as barrinhas possuem baixa quantidade de calorias. A maioria delas, na verdade, são ricas em açúcar, caloria e sódio.

Ao comprar uma barra de cereal no mercado, procure pelas que tenham a fibra logo no começo da lista, pois significa que é o ingrediente mais predominante. No mais, fique longe dos que possuem adoçantes e aditivos no topo da lista.

Iogurte com sabor

Assim como as gelatinas, os iogurtes com sabor também têm um alto nível de açúcar e corantes artificiais. É isso que realça o sabor e faz parecer que tem frutas no meio.

Por isso, opte apenas pelos iogurtes naturais. Se você quiser adicionar um sabor, prefira colocar frutas frescas, como morango, banana ou kiwi.

Molhos e temperos prontos

Molho de tomate, tempero de salada, catchup, mostarda… todos esses molhos costumam ter calorias em excesso, além de aditivos químicos e sódio em sua composição. 

Então que tal deixá-los de lado e produzir seus molhos e temperos caseiros? Você pode preparar molho de tomate ou caldo de legumes em casa e congelar para a semana. Além disso, prefira temperos naturais, como ervas, vinagre, limão e sal integral.

Bolacha integral

Nem todos os produtos rotulados como “integrais” são igualmente saudáveis. Dá pra acreditar? É claro que eles possuem mais fibras e nutrientes do que outros biscoitos e bolachas, especialmente os recheados. 

Todavia, basta ler o rótulo para perceber o excesso de açúcar, corantes e conservantes presentes nesses alimentos.

Isotônico

O isotônico e outras bebidas esportivas são formuladas para atletas, visando repor os sais minerais e os carboidratos perdidos durante o treino. Desse modo, eles não devem ser consumidos diariamente, especialmente por pessoas sedentárias, pois não hidratam o corpo e ainda possuem alto teor de açúcar.

O ideal, portanto, é que você se hidrate apenas com água ou sucos naturais, evitando até mesmo os sucos de caixinha e bebidas “zero açúcar”.

Afinal, quais alimentos realmente são saudáveis?

Os alimentos verdadeiramente saudáveis são aqueles que não possuem rótulos ou embalagens, pois são encontrados na sua forma mais natural. Ou seja: as frutas frescas, verduras, legumes, grãos integrais, nozes, sementes e proteínas magras, como peixe, frango orgânico e tofu. 

Esses alimentos naturais são ricos em nutrientes essenciais para o corpo, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que promovem a saúde e auxiliam na prevenção de diversas doenças. Por isso, não deixe de incluí-los na sua dieta!

No mais, sempre leia os rótulos dos alimentos e esteja ciente de que vários adoçantes artificiais podem estar escondidos. Faça escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis, tendo como premissa a frase “desembale menos e descasque mais”. Optar por alimentos não processados é fundamental para uma dieta equilibrada e para prevenir doenças.

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:

Alimentação saudável: alimentos associados à prevenção do câncer

Alimentação saudável durante o tratamento de câncer de mama

Câncer: um terço de todos os diagnósticos está relacionado à alimentação

Nos siga no Instagram!

Até a próxima!

DEIXE A SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018