Acolhimento e Atendimento
Tem o objetivo de acolher e orientar a paciente e sua família desde o momento do diagnóstico. A ideia é que essas mulheres se unam ao grupo para apoiar e orientar novas pacientes, formando assim uma corrente do bem.
Atendimento e aconselhamento à paciente e sua família durante e após tratamento para garantir os direitos oferecidos.
Amparar e solucionar problemas quanto à saúde, educação, habitação e emprego. O Serviço Social propõe uma intervenção profissional orientada para realizar o acolhimento de pacientes, contribuindo para a construção de uma análise reflexiva sobre sua trajetória, tanto do ponto de vista das dificuldades de acesso aos serviços de saúde, quanto do caráter estigmatizador do câncer.
Realizar encaminhamentos à rede de serviços, com vistas à efetivação de direitos. Atuar sob a perspectiva da interdisciplinaridade, com vistas à garantia da qualidade do atendimento ofertado.
Atendimento e cuidado da saúde bucal da paciente durante o tratamento e recuperação.
Atendimento tanto no pré como no pós-operatório, sendo de fundamental importância na reabilitação da paciente, servindo de profilaxia para evitar a perda de movimentos e instalação de linfedemas. Nossa sala de fisioterapia, pilates e drenagem linfática atende mulheres, proporcionando a reabilitação dos membros superiores no menor tempo possível diminuindo a probabilidade de sequelas, como linfedemas. Drenagem linfática, é um dos recursos usados pela fisioterapia para prevenir e tratar o acúmulo de líquido e perda de movimento no braço afetado .Promove a reabsorção e a condução do acúmulo de líquido da área edemaciada, incentivando o desenvolvimento das vias colaterais de drenagem, no tratamento e na prevenção do linfedema pós-mastectomia.
Dar apoio científico e atualização à pacientes e família sobre os novos meios de diagnóstico e tratamento. Também auxilia na equipe multidisciplinar.
Visitas a hospitais para acolher pacientes em pós-operatório para troca de experiências. Mulheres de todas as idades que finalizaram o tratamento, serão qualificadas para visitas a hospitais, com a finalidade de orientar e acolher pacientes em pós-operatório, antes mesmo da alta médica, para trocar experiências, entregar a bolsa porta-dreno e divulgar o trabalho do Instituto para a paciente e familiares.
Atendimento e aconselhamento quanto a alimentação no período anterior e posterior à cirurgia, também durante o tratamento quimioterápico.
Palestrantes da área da saúde, ex pacientes, pessoas com conhecimentos específicos relacionados aos temas. Palestras em escolas, hospitais, empresas, encontros, congressos, com o objetivo de informar, previnir e orientar sobre o câncer de mama e assuntos relacionados.
Atendimento psicológico à paciente durante todo o tratamento, tanto cirúrgico como quimioterápico, individual ou em grupos. O papel do psicólogo junto ao paciente oncológico é dar suporte à mulher com câncer de mama e seus familiares nas diversas fases do tratamento, identificando e compreendendo os fatores emocionais (medos, angústias, fantasias e ansiedades) que intervêm na saúde. O suporte emocional também auxilia a desenvolver estratégias adaptativas para enfrentar as situações de tratamento muitas vezes vivenciadas como estressantes, devido a rotina de exames e a toda mudança que a doença traz, promovendo uma melhor qualidade de vida emocional e um melhor enfrentamento da doença.
Propiciar encontros mensais para troca de experiências, orientações e informações entre pacientes, ex-pacientes e familiares, sempre com o acompanhamento de psicólogos.