Alimentação saudável: alimentos associados à prevenção do câncer

Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares aumenta o risco de desenvolver diversas doenças, como diabetes, hipertensão, doenças do coração e, principalmente, o câncer.

Inclusive, a alimentação é cientificamente associada a diversos tipos de câncer, como os de mama, intestino, próstata, esôfago e estômago.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a má alimentação contribui em até 35% para o risco do desenvolver o câncer. Portanto, uma alimentação saudável é uma das formas de evitar a doença.

No blog de hoje, trazemos dicas de como seguir uma alimentação saudável na prevenção do câncer.

A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A FAVOR DA PREVENÇÃO

Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal e pobre em alimentos ultraprocessados é primordial na prevenção de novos casos de câncer.

A seguir, elaboramos um levantamento com os alimentos que devem ser evitados e os alimentos que devem ser priorizados.

Alimentos que devem ser evitados

Alguns tipos de alimentos, se consumidos com frequência, podem transformar células saudáveis em células cancerosas. São esses alimentos que aumentam o risco do desenvolvimento da doença e que devem ser evitados!

É o caso de substâncias gordurosas, salgadas e enlatadas e em conservas.

Por isso, uma alimentação saudável é livre de alimentos instantâneos, frituras, carnes gordurosas e embutidos – como mortadela, linguiças, salsichas, presunto, salame, peito de peru, entre outros.

Além disso, fast food, comidas com aditivos artificiais e excesso de sal devem ser evitados ou reduzidos ao máximo. Tais insumos acarretam ao sobrepeso e podem conter diversas substâncias cancerígenas.

Bebidas alcoólicas, refrigerantes e demais bebidas com adoçantes artificiais também não devem ser consumidas com frequência, pois aumentam as chances de desenvolver a doença.

Ao temperar alimentos, evite temperos prontos, como caldo de carne e de legumes, shoyu, mostarda, ketchup, molho inglês, maionese etc.

Alimentos que devem ser priorizados

Os alimentos que auxiliam as defesas naturais do corpo são todos aqueles frescos, minimamente processados e ricos em nutrientes, vitaminas e fibras. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável, repleta de frutas, verduras, legumes e grãos.

Inclua, nas suas refeições diárias, no mínimo cinco porções de frutas, legumes e verduras variadas – preferencialmente as orgânicas. Você pode consumi-las cruas ou cozidas, sempre bem conservadas e higienizadas.

Invista também nos cereais integrais, grãos, sementes, castanhas e feijões.

Ao consumir carnes, prefira as cozidas, assadas ou grelhadas – e fuja das frituras. Invista nas carnes brancas e reduza o consumo das vermelhas.

Abuse de temperos naturais, como salsa, cebolinha, manjericão, coentro, cúrcuma, alho, cebola, entre outros. Eles são ótimos substitutos ao sal e demais temperos industrializados.

A alimentação saudável oferece tudo o que o organismo precisa! Qualquer suplementação nutricional adicional deve ser utilizada sob indicação profissional.

Se você gostou do conteúdo desse blog, também pode se interessar pelo nosso post sobre Os alimentos aliados no aumento da imunidade.

Coloque mais cores e mais vida no seu prato! Previna-se do câncer investindo em uma alimentação saudável e equilibrada, sempre aliada à prática de exercícios e ao acompanhamento médico.

Fontes: Cartilhas 1 e 2 INCA

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018