Retrospectiva Instituto Peito Aberto: 6 anos de fundação e 6 motivos para celebrar

No mês de junho, o Instituto Peito Aberto comemora 6 anos de fundação. Durante esse tempo, diversos momentos e eventos incríveis marcaram a nossa jornada.

Para cultivar as boas lembranças trouxemos ao blog de hoje uma retrospectiva com momentos marcantes da nossa jornada até aqui.

Se você começou a nos acompanhar recentemente e não conhece as nossas conquistas, confira agora a nossa retrospectiva!

1 – Primeiro evento do Outubro Rosa (2013)

Apesar da nossa fundação ter sido oficializada em 2014, as nossas atividades já se iniciavam no ano de 2013.

As ações de Outubro Rosa tomaram forma graças a força de vontade de Fabiana Parro e da Dra. Ana Carolina Machado, que buscavam dar oportunidade de humanização ao tratamento e apoiar as pacientes de câncer de mama e suas famílias.

Com isso, no mês de outubro de 2013, iniciamos nossos trabalhos com palestras de conscientização e a formação do grupo “de peito aberto”.

Retrospectiva - Convite Primeiro Outubro Rosa

O Primeiro Outubro Rosa foi um evento muito marcante, pois foi quando tivemos contato com as primeiras palestras, encontros e troca de experiências entre nossas guerreiras.

Retrospectiva - Primeiro Outubro Rosa

Depois deste encontro, vários projetos do Instituto Peito Aberto passaram a ser desenvolvidos.

No ano seguinte, os projetos do Instituto foram apresentados para toda a sociedade. O evento foi realizado na sede da ACIAP (Associação Comercial de Paranaguá), com apoio do Conselho da Mulher Executiva da ACIAP.

Retrospectiva - Apresentação do Instituto na ACIAP

Neste evento de apresentação, também foi realizada uma ação para arrecadas fundos para o projeto Alinhavando Vidas e para o Banco de Perucas.

A partir desse momento, os projetos do Instituto passaram a receber mais apoio, reconhecimento e a crescer até chegar às atividades realizadas atualmente.

2 – A exposição Ártemis (2014)

A exposição fotográfica “Ártemis – deusa, mulher, guerreira” é um retrato sobre o poder, a sensualidade, a coragem e a naturalidade das guerreiras do Instituto Peito Aberto.

As fotos foram registradas pelo fotógrafo André Alexandre, que traduziu em imagens a força das mulheres que venceram o câncer na cidade de Paranaguá.

Ao todo, 16 das nossas pacientes foram fotografadas, carregando na pele poesias escritas pelo escritor Paulo Ras.

Retrospectiva - Ártemis

A inauguração dessa exposição tão emocionante ocorreu no dia 1º de outubro de 2014, na Casa Cecy, em Paranaguá.

Retrospectiva - Exposição Ártemis

 

A partir do ensaio, o Instituto passou a ter reconhecimento e a ganhar destaque na sociedade. Desde então, as fotografias foram expostas em diversos lugares do país, como Santa Catarina, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

3 – Primeira Corrida e Caminhada Contra o Câncer (2014)

A Corrida e Caminhada Contra o Câncer, que já é tradição nos eventos de Outubro Rosa da cidade de Paranaguá, teve seu início no ano de 2014.

A primeira corrida contra o câncer foi idealizada por Luciana de Araujo Picanço Prunzel, que até hoje é a organizadora do evento. A promoção ficou por conta da Academia FitClub e da Candeia Joias e Acessórios, que se uniram em apoio à nossa causa.

Retrospectiva - Corrida Contra o Câncer

O evento fez tamanho sucesso que despertou o interesse de diversas pessoas. A partir de então, tornou-se um tradicional evento em prol da conscientização sobre o câncer de mama em nossa cidade.

Além da conscientização, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer contribui anualmente na realização dos projetos do Instituto, pois parte da renda angariada nas inscrições é destinada à nossa causa.

4 – Lançamento do site do Instituto Peito Aberto (2016)

O primeiro site do Instituto Peito Aberto foi uma conquista muito importante para os nossos projetos. Ele é fruto do apoio de diversas pessoas que confiaram e investiram em sua concretização. Por isso, em 2016, realizamos a cerimônia de lançamento do portal, com apoio da Candeia Joias e Acessórios.

Retrospectiva - Jantar Lançamento Site

Na cerimônia de lançamento, apresentamos oficialmente o nosso site e preparamos uma noite especial, com jantar e música ao vivo. Foi um evento emocionante, com diversas surpresas para celebrar essa conquista.

Em 2018, o site foi atualizado e repaginado, adotando a estrutura e identidade visual que você, nosso leitor conhece atualmente.

É este portal que dá visibilidade à nossa luta e que disponibiliza páginas exclusivas depoimentos, agendas e o nosso blog com muito conteúdo relevante para o público.

Além disso, a nova versão do site possui um campo especial para doações que viabilizam os projetos do Instituto. Para fazer a sua contribuição e ajudar diversas pacientes e suas famílias, clique aqui.

5 – Premiação no Troféu Imprensa de Paranaguá (2017)

Desde sua fundação, o Instituto Peito Aberto teve o prazer de receber diversos certificados, reconhecimentos, homenagens e prêmios.

A indicação e apreciação na 11ª edição do Troféu Imprensa de Paranaguá “Ludovico Mikosz”, uma das premiações mais renomadas do Litoral do Paraná, foi um deles.

Retrospectiva - Premiação no Troféu Imprensa

O evento, realizado em agosto de 2017 no Teatro Municipal Rachel Costa, homenageou diversas empresas, personalidades e projetos de Paranaguá. E nós, do Instituto Peito Aberto, tivemos a honra de receber o Troféu de “Melhor Projeto De Responsabilidade Social” da cidade.

6 – Doação de cabelos pela Receita Federal

Quem acompanha a nossa história sabe: um dos nossos projetos mais bonitos e mais conhecidos é a Oficina de Perucas.

É na Oficina de Perucas que a mágica acontece! Ou seja, é nela que nossas voluntárias transformam as mechas de cabelos doadas em lindas perucas destinadas às pacientes com câncer.

No ano de 2019, o Instituto teve o prazer de receber, da Receita Federal, a doação de 920 mechas de cabelos que foram apreendidas em uma operação em Foz do Iguaçu.

Retrospectiva - Doação de Perucas pela Receita Federal

A doação foi realizada em uma cerimônia coberta pela imprensa, na Alfândega de Paranaguá. Nela, estiveram presentes as nossas voluntárias, a diretora executiva do Instituto, Fabiana Parro e o auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz.

Atualmente, as perucas confeccionadas com as mechas doadas estão disponíveis em nosso Banco de Perucas. Nela, qualquer paciente com câncer pode vir retirar a sua gratuitamente.

6 anos de gratidão!

Muitos dos momentos citados nessa retrospectiva não teriam sido tão memoráveis se não fosse pelo amor às nossas pacientes e pelo apoio das pessoas que estiveram ao nosso lado, desde voluntários até mantenedores.

Registramos aqui a nossa imensa e eterna gratidão por todos os que nos acompanham ao longo destes anos! Juntos, somos sempre mais fortes.

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018