Autoestima: conheça 5 atitudes que ajudam a elevar a autoestima durante o tratamento de câncer
Autoestima, em seu conceito, é a capacidade de se sentir satisfeito consigo mesmo, seja pela confiança em suas emoções, ações, crenças e, inclusive, a sua aparência.
A maneira como cada pessoa vê a si mesma diz muito sobre a sua autoestima e, por consequência, reflete diretamente em sua qualidade de vida.
Diante de tantos padrões sociais, muitas mulheres sentem dificuldade de se aceitarem exatamente como são. Quando se trata de uma mulher que está passando pelo câncer de mama, esta dificuldade pode ser ainda maior.
Para ajudar estas mulheres a melhorarem a autoestima e sentirem-se bem consigo mesmas em um processo tão delicado, viemos apresentar 6 atitudes que ajudam a elevar a autoestima!
1 – Não se compare com ninguém
Um dos pilares da autoestima é a autoaceitação, e o primeiro passo para a autoaceitação é deixar de lado as comparações.
Quando você percebe que é bela, única e com sua própria essência, compreende que seu sucesso, sua aparência e suas conquistas não são inferiores às de ninguém.
As dores e as alegrias de uma pessoa não são as mesmas que as outras. Aceite cada experiência em sua vida, respeite o seu tempo e entenda que ser único é ser incrível.
2 – Fique perto de pessoas queridas
Estar ligado a uma rede de pessoas positivas também é mais um dos fatores que eleva a autoestima da mulher.
Ao cercar-se de pessoas que realmente se importam com você e que valorizam o seu bem-estar, o clima fica mais leve, pois sabe que pode contar com estas pessoas nos momentos mais difíceis e pode ser si mesma em qualquer ocasião.
3 – Utilize acessórios que te façam bem
Se você tem um brinco favorito, uma blusa que não enjoa de usar ou uma cor de batom preferida, faça bom uso deles!
Assim como estar ao lado de pessoas queridas aumenta sua autoconfiança e sua autoestima, utilizar acessórios que te deixam confortável causa o mesmo efeito.
Isso também vale para aquela peruca com um penteado que você sempre quis usar e aquele vestido que valoriza seu corpo.
4 – Pratique atividades físicas
A prática de atividades físicas produz hormônios que dão a sensação de bem-estar e felicidade, o que ajudam a manter a sua autoestima.
Além disso, os exercícios físicos são ótimos para fortalecer sua saúde e melhorar a sua disposição. Mas lembre-se: pratique com moderação e não exija muito de si mesma. Inclusive, converse com seu médico a respeito dos melhores exercícios para você.
5 – Comemore suas vitórias
O tratamento do câncer de mama é repleto de altos e baixos. Por isso, celebre todos os momentos altos!
Agradeça cada pequena conquista, aproveite cada novo momento de alegria e comemore cada passo rumo à cura. A gratidão e a valorização dos pequenos momentos também são fontes de força para continuar.
6 – Pense positivo
O nosso corpo é diretamente influenciado pela nossa mente, então é importante destacar o poder do pensamento positivo.
Você tem pessoas queridas ao seu lado, conquista uma nova vitória a cada novo dia que nasce e está passando por experiências únicas em sua vida. Ao acreditar em si mesma e pensar positivo, a jornada fica mais fácil.
Eleve sua autoestima, sorria para a vida e pense que você pode servir como inspiração para muitas outras mulheres. Você é especial e merece ser valorizada. Seja a primeira a fazer isso!