Benefícios da prática de ioga para pacientes oncológicas
Durante todo o tratamento do câncer de mama, a paciente oncológica precisa redobrar os cuidados com a saúde física e mental. Isso inclui ter uma alimentação equilibrada, manter o corpo ativo e fortalecer o emocional para enfrentar os muitos altos e baixos que acompanham o tratamento.
Uma excelente maneira de lidar com estes momentos e ainda adotar hábitos saudáveis é com a prática de ioga.
A ioga (também conhecida como yoga), é uma prática que teve origem na Índia e trabalha o equilíbrio entre o corpo e a mente. Inclusive, o próprio termo “ioga” significa unir, juntar e atrelar.
Dessa forma, além de trabalhar o corpo com exercícios físicos, a ioga também trabalha a mente por meio da meditação e de movimentos que auxiliam no controle do estresse, da ansiedade e do mal-estar.
Para as pacientes com câncer, a prática regular da ioga traz diversos benefícios. Confira agora os principais.
Benefícios da ioga no tratamento do câncer
Alivia ansiedade e estresse
Por aliar a meditação com movimentos de relaxamento muscular, a ioga é capaz de proporcionar momentos de tranquilidade. Além disso, esses movimentos também contribuem para a liberação de hormônios que promovem o bem-estar e reduzem os níveis de estresse no organismo.
Mais consciência corporal
A prática da ioga consiste em uma evolução gradual. Aos poucos, movimentos que pareciam impossíveis de se fazer se tornam parte da rotina, e a paciente vai melhorando a postura, o equilíbrio, a flexibilidade e a força muscular.
Melhor qualidade do sono
As noites mal dormidas podem ser a realidade de muitas pacientes, seja pela preocupação com o tratamento ou pelos medicamentos. Porém, a ioga promove maior relaxamento do corpo, o que contribui para as noites de sono bem dormidas.
Combate a depressão
Os exercícios de respiração e de meditação são altamente recomendados para quem possui sintomas de depressão. Além disso, esses exercícios ajudam a regular os hormônios que, quando desequilibrados, causam distúrbios emocionais.
Como praticar a ioga?
A ioga pode ser praticada em diversos lugares, como a sua própria casa. Para isso, basta ter um espaço silencioso, um colchonete e um tempo livre para relaxar.
Você pode procurar por aulas de ioga online ou então assistir a vídeos introdutórios no YouTube. No entanto, antes de começar a atividade, verifique com o seu oncologista as suas possibilidades e limitações.
Além disso, converse com o professor de ioga sobre a doença, para que ele saiba ajustar os exercícios e movimentos conforme a sua situação.
Se você é um(a) instrutor(a) de ioga e deseja ajudar pacientes oncológicas a terem um tratamento mais leve e prazeroso, entre em contato com o Instituto Peito Aberto!
Aqui, contamos com o apoio de voluntários para oferecer o melhor às nossas pacientes, como aulas de pilates, sessões de reiki, drenagem linfática e muitas atividades.
Seja um voluntário de ioga e proporcione um tratamento mais digno às pacientes oncológicas. Se inscreva clicando aqui.
Com informações de: Blog Silvio Bromberg e Américas Amigas