Câncer de mama e festas de fim de ano: quais os cuidados necessários?
Fim de ano é sinônimo de festas para muitas pessoas! É o momento de celebrar o Natal, confraternizar com a família, reunir os amigos e festejar a chegada de um novo ano. Tudo isso envolve a participação em eventos com comidas e bebidas deliciosas, não é mesmo?
Mas como a paciente com câncer de mama pode aproveitar tudo isso e ainda cuidar da saúde? Como celebrar sem enfrentar efeitos colaterais, como náusea, desconfortos estomacais, vômito e muito mais?
Esse texto é para te dizer que é possível, sim, participar das festas de fim de ano com tranquilidade. Só é preciso seguir alguns cuidados! São eles:
Cuidados nas festas de fim de ano para pacientes com câncer
Tenha uma alimentação consciente
Normalmente, as festas de fim de ano são repletas de mesas fartas e coloridas. Nessas ocasiões, opte sempre pelos alimentos mais leves e ricos em nutrientes, como frutas, vegetais e proteínas magras.
Para evitar enjoos, fique longe de alimentos gordurosos. No caso da carne, como o peru ou o chester, prefira opções assadas, cozidas ou grelhadas, evitando frituras e molhos gordurosos.
Cuidado com o que vai beber
Sabemos que as bebidas alcoólicas são a principal opção na hora de brindar as conquistas do ano que se passou. Tendo em vista que o álcool deve ser evitado durante o tratamento oncológico, opte pela ingestão de sucos naturais ou águas saborizadas.
Se preferir, você pode encontrar no mercado vinhos e champanhes sem álcool, que são boas alternativas para socializar sem descuidar da saúde.
Hidrate-se com mais frequência
No fim de ano, as temperaturas tendem a ser mais elevadas. Por conta disso, é preciso redobrar a ingestão de líquidos, para evitar mal estar e a desidratação.
Sempre esteja com uma garrafinha de água ao seu lado. Nos eventos sociais, você também pode explorar os drinks sem álcool, feitos com água e frutas variadas. Eles são super refrescantes e não interferem na eficácia do tratamento (ao contrário do álcool).
Evite a exposição solar
Se as celebrações incluírem atividades ao ar livre, não se esqueça de se proteger contra os raios solares. Use protetor solar para evitar danos à pele, que costuma ficar mais sensível durante o tratamento.
Também considere vestir roupas compridas e leves, além do uso de chapéus e bonés para proteger o rosto.
Algumas substituições recomendadas:
• Troque os assados gordurosos (pernil e tender) por peixes grelhados ou aves de Natal;
• Fique longe dos molhos prontos e gordurosos, preferido molhos caseiros à base de frutas e ervas;
• Substitua os embutidos da farofa, como bacon e linguiça, por castanhas ou frutas secas;
• Prefira as sobremesas com frutas no lugar dos doces repletos de açúcar e industrializados.
E o mais importante: evite exageros! Você não precisa se privar de curtir as festas, mas é preciso ter moderação. De preferência, consulte o médico que acompanha o seu tratamento para verificar as melhores estratégias para se alimentar no fim de ano.
Além disso, informe sobre quaisquer sintomas ou desconfortos, para garantir uma assistência adequada.
Gostou das dicas? Então não deixe de conferir as receitas que temos aqui: Ceia saudável de Natal para a paciente oncológica e sua família