Câncer de mama: entenda porquê ele se tornou a forma mais comum da doença no mundo

Segundo a OMS, há um tempo atrás, o tipo de câncer mais comum era o de pulmão. Hoje as estimativas mudaram e mostram que o câncer que se tornou mais comum no mundo é o câncer de mama.

E a tendência, infelizmente, só tende a crescer até o ano de 2022, segundo a estimativa do INCA, que aponta uma média de mais de 66 mil casos por ano. 

Mas há algumas razões para isso ter ocorrido. Entre elas, está o aumento da expectativa de vida da população, pois o câncer de mama, por ser uma doença degenerativa, tem chances maiores de se desenvolver conforme vamos envelhecendo. 

Outro fator é a obesidade, que se tornou um fator de risco, não só do câncer de mama, como também  no desenvolvimento de vários outros tipos de tumores. Isso porque enquanto órgão vivo, a gordura que está acumulada gera vários tipos de substâncias que facilitam ainda mais o aparecimento da doença. 

E não ache que apenas a obesidade e a alimentação inadequada ajudam nesse processo, pois a falta de atividade física também tem sua parte nisso. O sedentarismo, principalmente agora com a pandemia, se intensificou gradativamente, pois algumas pessoas optaram por não sair de casa, diminuindo ou até tirando as atividades físicas da sua rotina.

Em outro blog, nós já comentamos sobre o dado alarmante de baixa procura para consultas durante o isolamento social. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) observou a redução de 23,4% na realização de mamografias e biópsias de colo uterino. Esses exames estão entre os principais para o diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero, e devem ser realizados anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos.

O medo de contrair o coronavírus não pode ser maior que a consciência da gravidade que o câncer possui. É importante lembrar que, quanto antes o diagnóstico for feito, maiores as chances de cura do câncer de mama. 

Quando há muita demora para fazer o diagnóstico, a doença já está instalada e com isso, a taxa de mortalidade só tende a crescer.

Podemos pegar como exemplo, o aumento de diagnósticos que ocorreu de tumores de mamas nos últimos tempos, sendo em grande maioria os palpáveis e mais avançados.

Por isso, lembre-se sempre que a prevenção é o primeiro passo para a cura. Em nosso Instagram você encontra um post do Checklist da Prevenção, para se inspirar e adotar hoje mesmo uma vida mais saudável e equilibrada.

Em casos de desconforto nos seios, aparecimento de caroços ou qualquer mudança em seu corpo que não seja habitual, não hesite em contatar um médico. Como comentado acima, as chances de cura para câncer de mama quando descobertas no início, são altíssimas e muito menos invasivas. 

Gostou do conteúdo do blog de hoje? Então conscientize mais pessoas e não deixe de compartilhar essas informações. 

DEIXE SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018