Câncer de mama masculino: o que você precisa saber

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que mais de 60 mil novos casos de câncer de mama são registrados por ano no Brasil. Destes novos casos, cerca de 1% é diagnosticado em pessoas do sexo masculino. Isso significa que, para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, há 1 homem com o mesmo diagnóstico.

Apesar de raro, é muito importante lembrar que esse tipo de câncer apresenta um alto percentual de mortalidade. Isso se deve principalmente porque seu diagnóstico é feito de maneira tardia, com a doença já em estágio avançado.

A razão pela qual o diagnóstico do câncer de mama em homens ocorre tão tardiamente é a falta de informação. Por isso, no blog de hoje, trazemos tudo o que você precisa saber sobre o câncer de mama masculino!

Diagnóstico

Como o câncer de mama masculino é mais raro, não existe uma rotina de rastreamento para essa doença. Ou seja, não há uma recomendação de frequência para realização da mamografia de diagnóstico.

Geralmente, o diagnóstico é feito quando o homem vai ao médico com alguma queixa na mama. No entanto, para que a doença não avance agressivamente, é indispensável que cada homem preste muita atenção ao seu corpo.

Ao identificar qualquer caroço ou na mama, ou então perceber secreção saindo pelo mamilo, é bom agendar um médico. Já para os homens que possuem ginecomastia (aumento das mamas devido ao excesso de tecido glandular mamário) o autoexame também é recomendado.

Fatores de risco para ficar atento

Normalmente, o câncer de mama masculino aparece em homens com idade acima dos 60 anos. Além disso, ele pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam casos de câncer de mama e de câncer de ovário.

Outros fatores de risco do surgimento do câncer de mama em homens são:

Mutações genéticas hereditárias: homens com alterações no gene BRCA têm um risco aumentado para câncer de mama.

Exposição às radiações: homens que já fizeram radioterapia da parede torácica para outras doenças têm chances maiores de desenvolver a doença.

Alcoolismo: assim como no câncer de mama feminino, o alto consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de câncer de mama em homens.

Alterações hormonais: devido ao desequilíbrio hormonal, é possível que os homens desenvolvam seios médios ou grandes. Esse aumento das mama também pode acontecer quando eles tomam certos medicamentos.

Doença hepática: homens com doenças no fígado, como cirrose, têm níveis relativamente baixos de andrógenos e níveis mais altos de estrogênio, o que aumenta o risco de câncer de mama.

Obesidade: quem está acima do peso deve ficar atento, pois os homens obesos têm níveis mais altos de estrogênio no corpo.

Sintomas mais comuns

Os possíveis sinais de câncer de mama em homens incluem:

• Surgimento de caroço próximo ao mamilo;

• Protuberância ou inchaço na mama, geralmente indolor;

• Pele da mama ondulada ou enrugada;

• Retração do mamilo;

• Saída de secreção pelo mamilo;

• Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo;

• Inchaço nos linfonodos axilares.

Essas alterações não são sempre causadas pelo câncer de mama, mas é importante ficar alerta! Se você notar qualquer alteração nas mamas, consulte imediatamente um médico para realizar o diagnóstico.

DEIXE SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018