Câncer de mama: Mulheres jovens também precisam estar atentas
Até as mulheres mais jovens precisam estar atentas ao câncer de mama. Infelizmente esse tipo de tumor é o mais comum e frequente nas mulheres de todo o mundo, correspondendo a 28% dos novos casos de câncer. Quase alcançando o câncer de pele não-melanoma, que já corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.
Há pouco tempo, em 2018, foi estimado 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil vidas perdidas por conta do câncer de mama. E o que mais preocupa são as mulheres mais jovens, que não consideram o risco de desenvolver o câncer de mama pela sua idade, dando pouca atenção a esse assunto, pois apesar dos números serem menores comparados às mulheres com idade maior de 40 anos, ainda há fatores de risco da doença.
Diagnóstico do câncer de mama em mulheres jovens
Há uma maior dificuldade em ter um diagnóstico de câncer de mama mais preciso em mulheres jovens por conta do seu tecido mamário mais denso em comparação ao de mulheres mais velhas, o que dificulta encontrar os possíveis nódulos e consequentemente leva a um diagnóstico já em estágio avançado da doença.
Outro fato é que mulheres jovens, quando diagnosticadas com o câncer de mama, é porque provavelmente são portadoras dos genes mutados BRCA1 ou BRCA2, normalmente muito mais agressivos.
E exatamente por essas mulheres serem jovens, ignoram o fato de que, por mais que as chances sejam pequenas, elas ainda existem, dificultando o diagnóstico precoce e facilitando com que os sintomas sejam ignorados. Sem esquecer que há muitos médicos que também acreditam nesse fator da pouca idade e alegam ser um nódulo inofensivo ou por questões hormonais, que acabam esperando o tempo para dizer o que de fato é aquilo.
Prevenção para o câncer de mama em mulheres jovens
A medida preventiva mais eficaz que há para todo tipo de câncer é a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada. Além disso, o autoexame também se faz importante. No menor sinal de dor ou que seu corpo não está como de costume, procure imediatamente um médico para começar um tratamento o quanto antes.
Tomar uma atitude o quanto antes é fundamental. Afinal, as chances de cura para mulheres diagnosticadas no início da doença são de mais de 95%, segundo o INCA.
Quando é o momento certo para a mulher jovem realizar a mamografia?
Como falado acima, os tecidos mamários de mulheres mais jovens costumam ser mais densos, por isso, mamografias regulares não são recomendadas pois possuem resultados menos confiáveis. Fora isso, quem realiza a mamografia fica exposta à radiação, que além de ser um tanto quanto prejudicial, também tem um preço alto.
Portanto, alguns médicos optam por não realizarem o exame em pacientes jovens por acharem que não vale a pena expor a paciente a esses riscos. Mas caso a mulher mais jovem tenha um histórico familiar de câncer de mama e outros fatores de risco (como o sedentarismo, o sobrepeso), aí sim é recomendado o exame de mamografia.
Por isso, é tão importante conhecer seu histórico familiar e mapear os fatores de risco, que você pode descobrir acessando nosso blog. Esqueça o mito de que mulheres jovens não têm chances de desenvolver o câncer de mama. Infelizmente para isso acontecer conosco, basta sermos mulheres.
Então previna-se e esteja sempre atenta aos sinais do seu corpo.
FONTE: ONCOGUIA – Câncer de mama: mulheres jovens não estão imunes | Pfizer – Câncer de mama em números | INCA – Câncer de pele não melanoma