Câncer de mama: 10 sinais e sintomas de alerta no corpo da mulher

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama. Ela pode evoluir de diferentes formas e, por isso, há diversos sinais e sintomas que indicam a presença da doença.

Os sintomas iniciais do câncer de mama são as alterações na mama e a presença de um nódulo fixo e indolor. Este último é citado como o principal sinal da doença, pois é o que indica o estado inicial do tumor, ajudando no diagnóstico.

No entanto, existem outros sintomas além dele que podem ajudar na detecção do câncer de mama.

Por isso, no blog de hoje, vamos falar sobre os 10 sinais de alerta do câncer de mama

1 – Presença de nódulo ou caroço endurecido

A presença de um nódulo na mama, ainda que indolor, é a principal manifestação da doença no organismo. Esse sinal está presente em cerca de 90% dos casos em que o câncer é percebido pela própria mulher.

Todavia, o nódulo só é percebido ao toque quando já está em estágios avançados. Por isso, a mamografia deve ser feita anualmente de forma preventiva, a partir dos 40 anos, permitindo diagnosticar um câncer antes mesmo que o nódulo venha a ser percebido.

2 – Liberação de líquidos e secreção

Outro sinal de alerta é a saída de secreção do mamilo, mesmo quando a mama não foi tocada ou apertada. Essa secreção geralmente é incolor ou vem acompanhada de sangue.

A secreção mamilar associada ao câncer de mama é majoritariamente unilateral e espontânea, sem necessidade de toque para percebê-la.

3 – Vermelhidão, dores e inchaço

É importante ficar atenta à coloração das mamas, que podem ficar avermelhadas devido ao processo inflamatório. Além disso, as dores nas mamas que se prolongam mesmo após a menstruação merecem uma grande atenção.

Também é possível perceber um inchaço na mama atingida pela doença.

4 – Inversão do mamilo

Outro sinal que pode se apresentar é o afundamento da pele na região do mamilo. Isso ocorre geralmente quando o tumor está localizado atrás da aréola, o que leva a pele ficar repuxada nessa região. Essa manifestação pode inverter o mamilo e até ocasionar dor na região.

5 – Alteração na coloração da aréola

Alterações na cor do bico da mama também podem chamar a atenção, bem como a descamação e vermelhidão na área. Esses sinais são comumente confundidos com manifestações alérgicas e, portanto, não devem ser esquecidos na hora de realizar o autoexame.

6 – Formação de feridas e crostas

As úlceras, feridas ou crostas na pele e na região dos mamilos são alguns dos sintomas mais visíveis da doença.

Outro sintoma associado a essas feridas e irritações são as retrações ou o endurecimento da pele, que pode apresentar textura diferente do estado natural.

7 – Textura de casca de laranja

Como citado acima, a mudança na espessura da pele é um dos principais sintomas do câncer de mama. É importante ficar alerta à textura da pele dos seios, pois o processo inflamatório do câncer pode apresentar ondulações e “crateras”.

O principal sinal de alerta é quando a pele apresenta similaridade a uma casca de laranja.

8 – Mudanças no formato e tamanho

O formato do seio pode sofrer alterações, apresentando sulcos na região acima do tumor. O câncer também pode causar fibrose local e ocasionar a assimetria da mama.

Isso ocorre porque o tumor afeta o tecido mamário, levando o seio crescer por causa do inchaço ou então diminuir por causa da retração do tecido.

9 – Coceira

A coceira nos seios, principalmente na região dos mamilos, pode ser um dos sintomas do câncer de mama, segundo especialista.

Esse sinal merece atenção, especialmente quando acompanhado de sintomas como a erupção cutânea, vermelhidão, aparência de casca de laranja na pele da mama e saída de secreção no mamilo.

10 – Nódulos e inchaços nas axilas

Por último, está um dos mais significativos sintomas do câncer de mama. O inchaço e a presença de nódulo nas axilas significa que o câncer está avançando pelos gânglios linfáticos e, portanto, já pode estar bem desenvolvido.

Os sinais e sintomas do câncer podem variar. Por isso, algumas pacientes podem não apresentar nenhum destes sinais, enquanto outras geralmente apresentam mais de um. Além disso, estes sintomas podem surgir simultânea ou isoladamente, e podem ser de um câncer de mama inicial ou já avançado.

Tendo essas informações em vista, é indispensável que a mulher conheça suas mamas e visite seu médico sempre que reconhecer alterações.

Vale relembrar: essas dicas servem como alerta durante o autoexame e não substituem o acompanhamento e exame clínico pelo médico especialista.

A melhor forma de identificar estas alterações é procurar um mastologista e fazer o autoexame regular da mama.

Portanto, não tenha receio de tocar seu próprio corpo para conhecê-lo! Faça o autoexame pelo menos uma vez por mês, e não deixe de visitar seu ginecologista ou mastologista para fazer o check-up anual. Respeite seu corpo e cuide-se.

Fontes: Tua Saúde, INCA e Eu Sem Fronteiras

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018