Câncer e coronavírus: 8 coisas que os pacientes oncológicos precisam saber

Por apresentar uma certa deficiência imunológica, os pacientes oncológicos são considerados mais vulneráveis ao novo coronavírus e precisam redobrar seus cuidados.

Assim como pessoas idosas, com pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, o paciente com câncer tem chances de desenvolver a forma mais grave do Covid-19 (doença provocada pelo vírus).

Como nas próximas semanas os casos da doença tendem a aumentar, é essencial que os pacientes em tratamento sigam rigorosamente as recomendações de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

No blog de hoje destacamos as informações que os pacientes com câncer, principalmente os que estão passando por quimioterapia e radioterapia, devem saber:

1 – Reforce seus hábitos de higiene

Um das ações preventivas diárias para ajudar a impedir a propagação do novo coronavírus é lavar as mãos com frequência com água e sabão.

O ideal é, ao lavar as mãos, que os dedos, as unhas e os pulsos também sejam esfregados. O uso de álcool em gel 70% também é indicado.

Além das suas mãos, desinfete sua casa e seus objetos mais usados sempre que possível e incentive as pessoas mais próximas a fazer o mesmo para limitar sua exposição a infecções.

2 – Evita tocar o próprio rosto

Ao levar suas mãos aos olhos, nariz e boca sem higienizá-las, você dá ao seu corpo a chance de contaminação.

Portanto, evitar tocar o próprio rosto é uma medida simples e muito eficiente. Se precisar ter contato das mãos com essas partes da face, lave-as antes por no mínimo 20 segundos com água e sabão.

3 – Mantenha suas vacinas atualizadas

Converse com seu médico sobre as vacinas que você pode e deve tomar e averigue se seus familiares também estão com a vacinação em dia.

A imunização é muito importante porque os tratamentos contra o câncer enfraquecem o sistema imunológico dos pacientes. Logo, acompanhe o calendário de vacinas da sua região e faça a sua parte.

4 – Dê uma pausa nas ocasiões sociais

Em momentos como esse, evitar sair de casa e ter contato com pessoas é uma medida necessária.

Evite contato físico, incluindo beijo, abraço e aperto de mão. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.

Além disso, evite visitar idosos e fuja de locais fechados e aglomerações. Se você estiver trabalhando e o seu serviço oferecer a opção de home-office, prefira trabalhar em casa.

5 – Evite contato com pessoas doentes

Se a sua imunidade está baixa, então o seu corpo está mais vulnerável ao contágio de diversos tipos de doenças, e não apenas o Covid-19.

Mesmo que a pessoa ainda não esteja com diagnóstico confirmado, todo cuidado é pouco. Por isso, mantenha distância de quem apresenta sintomas respiratórios, como tosses e espirros.

6 – Adie as viagens não essenciais

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem viagens não essenciais para determinados destinos, principalmente cidades que já apresentam casos confirmados.

Caso você tenha planos de viagem futuros, o ideal é adiá-los. Se a viagem é por motivo de saúde, saia sempre com uma máscara hospitalar higienizada.

7 – Evite visitas hospitalares

Caso você precise ir a uma clínica ou hospital para uma consulta de rotina, cogite adiá-la. Agora, no caso de ser impossível adiar por conta do tratamento, vá com apenas um acompanhante para evitar aglomeração.

Se o seu quadro médico for estável, converse com seu médico para avaliar a possibilidade de adiar a quimioterapia ou a cirurgia, para evitar exposição e contágio.

8 – Se apresentar sintomas, converse com seu médico

Os sintomas do Covid-19 são muito similares a uma gripe normal, manifestando dificuldade respiratória, febre alta, tosse, coriza e dor de garganta.

Se você desenvolver sintomas, fale com seu médico e averigue a possibilidade de realizar um exame para descartar ou confirmar o diagnóstico da doença.

Nós do Instituto Peito Aberto sempre afirmamos e repetimos: a prevenção é a melhor opção!

Siga as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde, mantenha uma alimentação saudável, com prática de atividades físicas em casa e sono regulado. Essas atitudes simples melhoram a imunidade e preservam o corpo de diversas outras doenças além da adquirida pelo novo coronavírus.

Vale ressaltar que tais medidas de prevenção também valem para a população em geral e que novos estudos sobre o coronavírus associado ao câncer se fazem necessários.

Veja mais informações no site do Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br/

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018