Câncer tem atingido mais pessoas na faixa dos 30 e 40 anos: entenda os motivos

O câncer é uma doença que pode afetar pessoas em qualquer idade, desde recém-nascidos até idosos. No entanto, existem certos tipos de câncer que são mais comuns em pessoas de idade mais avançada (a partir dos 50 anos). Exemplo disso são os cânceres de câncer de mama, de próstata, de pulmão, de bexiga e de cólon e reto.

Isso acontece porque o risco de desenvolver câncer aumenta conforme a idade e os riscos aos quais a pessoa foi exposta ao longo de sua vida.

No entanto, recentemente, pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Harvard apontam um número surpreendente de novos diagnósticos de câncer em pessoas com menos de 50 anos.

Essas pesquisas demonstram que, desde a década de 1990, os casos de câncer de mama, cólon, esôfago, rim, fígado, pâncreas, próstata, estômago e tireoide têm aumentado em pessoas com idade entre 30 e 50 anos.

Mas por que isso acontece? Acompanhe este artigo e entenda todos os motivos que levam ao desenvolvimento do câncer na juventude. 

Por que o câncer tem atingido mais pessoas na faixa dos 30 e 40 anos?

De acordo com Arif Kamal, diretor da American Cancer Society, “o câncer é geralmente considerado uma condição relacionada à idade, porque você está se dando tempo suficiente para ter uma espécie de ‘erro’ genético”.

Em outras palavras, o câncer relacionado à idade ocorre porque seu corpo passa décadas sendo exposto a toxinas ambientais e fatores de risco comportamentais (como alimentação desbalanceada, alcoolismo e tabagismo), tornando-se mais suscetível a uma mutação cancerígena.

Mas, se o corpo precisa de muito tempo de exposição aos fatores de risco para o surgimento de um câncer, por que as pessoas estão recebendo diagnósticos cada vez mais cedo?

A resposta mais lógica para essa pergunta é que estamos tendo hábitos cada vez menos saudáveis. Estamos expondo o nosso corpo cada vez mais cedo aos fatores de risco.

Para refrescar a sua memória, esses são os principais fatores que facilitam o desenvolvimento de um câncer:

• Tabagismo;

• Consumo excessivo de álcool;

• Obesidade;

• Sedentarismo e inatividade física;

• Alimentação rica em alimentos ultraprocessados; 

• Falta de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e vegetais.

Então, segundo o próprio diretor da American Cancer Society falou, para desenvolver um câncer, você não precisa de 65 anos comendo comida processada e gordurosa como dieta principal. Apenas 20 anos da sua vida bastam para facilitar uma mutação celular que resulte em um câncer. E é por isso que estamos vendo cada vez mais jovens com câncer de estômago, por exemplo.

O mesmo vale para o tabagismo, que facilita o desenvolvimento de um câncer de pulmão. Ou para a exposição frequente ao sol, que é determinante para o câncer de pele. Ou para o sedentarismo, que é fator de risco para inúmeros tipos de câncer, inclusive o de mama.

Dessa forma, como é possível reduzir o risco do surgimento de um câncer? Praticando a prevenção desde cedo.

→ Desde os 20 anos, você já precisa pensar na sua alimentação, investindo em uma dieta saudável e rica em nutrientes que fortalecem as células do corpo.

→ Invista também na prática de exercícios físicos, é claro. E evite o consumo de álcool e tabaco. 

→ E o mais importante de tudo: faça seus exames médicos pelo menos uma vez ao ano. Esse hábito é essencial para o diagnóstico precoce do câncer e até mesmo para identificar alterações que podem ser um sinal de alerta para a doença. 

Não se esqueça, também, de analisar o seu histórico familiar. Muitos dos cânceres mais comuns têm base genética, o que significa que, se um parente próximo foi diagnosticado com a doença, você também pode ter herdado uma predisposição para desenvolver esse câncer.

O risco é maior se um avô, tio ou se os seus pais tiveram câncer. Portanto, se alguém na sua família sofreu com essa doença, você precisa redobrar o cuidado com a sua saúde e não só mudar seus hábitos, como também procurar acompanhamento médico. 

A dica que deixamos, por fim, é: cuide da sua saúde antes que seja tarde demais.

Para mais dicas e informações sobre prevenção e combate ao câncer, acompanhe o nosso blog e as redes sociais: Instagram e Facebook

Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com a sua rede de amigos para que mais pessoas se conscientizem sobre as formas de prevenção!

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com o Instituto Peito Aberto.

Fonte: CNN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Feito com por Green Digital - © 2018