Câncer na família: como oferecer apoio após o diagnóstico?
Quando alguém que amamos recebe o diagnóstico de uma doença com o câncer, é muito importante oferecer o máximo de apoio. Assim como você ficou abalado com a situação, a pessoa que enfrenta a doença também sente o mesmo – ou até pior, como se todo o mundo ao seu redor estivesse prestes a desmoronar.
São tantas incertezas e inseguranças que, às vezes, não sabemos nem o que fazer para confortar a pessoa amada. O que dizer, expressar e fazer nessa situação?
Se você está enfrentando o câncer na família e não sabe como oferecer o suporte adequado, esse artigo é para você.
Como oferecer apoio ao paciente que amamos?
1. Entenda seus sentimentos
Para que você ofereça o apoio que o familiar que você ama tanto precisa, o passo que você deve dar é o de entender seus próprios sentimentos. Quando você compreende o que está sentindo em relação à situação, fica mais fácil controlar as suas reações e como elas podem afetar o próximo.
2. Entenda como o paciente lida com o diagnóstico
Enquanto algumas pessoas tendem a demonstrar as mais diversas reações e sentimentos logo após o diagnóstico, outras ficam mais reclusas, processando todas as informações. Então, antes de ter qualquer abordagem, primeiramente entenda o que o familiar sente, para então buscar a melhor forma de acolhimento.
3. Não fale apenas sobre a doença
Não é porque uma pessoa recebeu o diagnóstico do câncer que toda a sua vida deve ser definida pela doença. Na verdade, nesses casos, não falar sobre a doença até ajuda a tornar o tratamento mais leve. Por isso, mantenha as conversas tradicionais, com assuntos que o paciente gosta, como futebol, novela ou música.
Além disso, vale um adendo: evite falar sobre coisas que você não sabe, principalmente relacionadas ao câncer. A pessoa que mais tem propriedade para falar sobre isso é o médico, então você pode investir em outros assuntos.
4. Evite dar opiniões e conselhos
Com base na recomendação anterior, lembre-se de que você não é um especialista da área da saúde. Por isso, guarde suas opiniões e conselhos para si mesmo. Os conselhos são dados com propriedade pelo médico que acompanha o seu ente querido, então, enquanto isso, o que você pode fazer é oferecer força e encorajamento. Palavras de carinho, de apoio e de motivação fazem toda a diferença para o paciente saber que tem alguém ao seu lado.
5. Esteja presente sempre que possível
Pequenos gestos falam mais que inúmeras palavras. Portanto, ao invés de pensar no que dizer para o seu ente querido, invista em atitudes que possam ajudá-lo. Passe um tempo de qualidade com a pessoa, auxiliando em atividades cotidianas, como passear no parque ou cuidar do jardim. Caso não saiba como oferecer assistência, não tenha medo de perguntar o que poderia ser mais útil.
6. Respeite o espaço do familiar
Todo mundo, em algum momento da vida, precisa de um tempo sozinho para processar seus sentimentos. Então, se o familiar que você ama precisar de espaço, respeite essa decisão. Nesses momentos, é melhor manter a distância e entender que não é nada pessoal, deixando claro que você está disposto a ajudar sempre que necessário.
De acordo com o Oncoguia, aqui vai uma lista de falas para evitar:
• Evite comparar a situação do seu ente querido com a de outras pessoas;
• Evite usar linguagem que pode fazer com que a pessoa se sinta culpada (por exemplo: “Você pode vencer isso”, “Você deve lutar”, “Não desista”);
• Evite dar opiniões sobre terapias ou medicações que a pessoa deveria tomar;
• Evite mencionar religião ou espiritualidade na conversa;
• Evite sobrecarregar a pessoa com seus próprios sentimentos sobre a doença.
Ah, e não se esqueça: você também precisa de apoio!
Lidar com o diagnóstico do câncer na família nunca é uma tarefa fácil. Então não tente enfrentar toda a situação por conta própria. Busque apoio sempre que se sentir fragilizado, seja com amigos ou até mesmo com um profissional, como um psicólogo. Está tudo bem não estar bem, e esse reconhecimento é essencial para você ter forças para ajudar quem tanto ama.
Precisa de apoio e auxílio como cuidador de uma paciente com câncer de mama? Venha para o Instituto Peito Aberto! Oferecemos projetos de acolhimento para as pacientes e ajuda para seus familiares. Saiba mais clicando aqui.
Você também pode se interessar por: Saúde dos Familiares: o cuidador também precisa de cuidados