Câncer: um terço de todos os diagnósticos está relacionado à alimentação
Segundo informações levantadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de um terço de todos os casos de câncer estão relacionados aos hábitos alimentares. Diante desses dados, a alimentação inadequada é a segunda causa de câncer que poderia ser prevenida, atrás apenas do tabagismo.
Isso acontece por dois motivos:
1) A alimentação não saudável geralmente consiste em um alto consumo de açúcares, gorduras, alimentos salgados e industrializados, que facilitam a obesidade e o sobrepeso;
2) Alimentos com excesso de sal, temperos industrializados, enlatados e processados possuem compostos muito perigosos que, por si só, já apresentam atividade mutagênica e/ou carcinogênica.
É por isso que, quando falamos sobre o combate ao câncer, a alimentação balanceada é um dos principais fatores de prevenção!
Uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, auxilia no funcionamento do organismo e pode até impedir o crescimento de células cancerosas. Esse papel tão importante dos nutrientes é o que chamamos de quimioprevenção.
Os principais alimentos que possuem ação de quimioprevenção são as frutas e hortaliças frescas e orgânicas. Além disso, temperos como o alho, o alho poró e a cúrcuma também são excelentes aliados no bloqueio das células cancerosas.
Todavia, apenas a alimentação não é suficiente para reduzir os riscos de desenvolver um câncer. Por isso, ela precisa estar relacionada a outras formas de prevenção:
・Prática de atividades físicas regulares (no mínimo 30 minutos ao dia);
・Uso de protetor solar todos os dias, controlando a exposição ao sol;
・Controle do consumo de bebidas alcoólicas;
・Evitar o tabagismo;
・Manter o controle do peso corporal.
Portanto, lembre-se: a prevenção primária, com adoção de um estilo de vida saudável, é essencial para o controle e combate do câncer!
Para mais informações, acompanhe o nosso blog e as redes sociais: Facebook | Instagram