Como conversar com sua família e amigos sobre o câncer

Contar para as pessoas que você ama que você está com câncer é um dos passos mais importantes e mais difíceis após o diagnóstico. O medo de incomodar seus familiares, o receio das reações deles, tudo pode ser preocupante. 

Porém, essa etapa é fundamental, principalmente pelo fato de que serão eles que irão oferecer apoio durante o tratamento

O momento certo e a maneira como essa conversa será conduzida é uma escolha muito pessoal. No entanto, existem alguns pontos de reflexão que podem te ajudar a dialogar com os amigos e familiares sem que a conversa seja dolorosa. E é exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

Como conversar com a família e os amigos sobre o câncer? 

Antes de qualquer conversa, tenha a certeza de que você está preparada para abordar o assunto. Você não precisa se forçar a conversar em um momento que não queira, muito menos contar para pessoas com quem não tem intimidade. 

Geralmente, o melhor a fazer é dar a notícia para o núcleo mais próximo, como o marido, filhos e pais. Essas são as pessoas mais próximas de você, e aquelas que irão te dar apoio e te ouvir sempre que você precisar desabafar. 

Para os filhos mais novos, ainda na fase da infância, a abordagem precisa ser muito delicada. Por isso, primeiramente vamos trazer dicas para tratar a conversa com os familiares e amigos próximos:

Procure iniciar a conversa em um lugar confortável e privado, como a sua própria casa. 

Lembre-se que, assim como você sentiu um turbilhão de emoções, é bem provável que eles também sintam. Então é comum que as reações de raiva, medo e tristeza apareçam, mas nada disso definirá o seu futuro e o seu tratamento.

Seja clara sobre os seus sintomas e sobre o que você precisa ao longo da batalha contra o câncer.

Entenda que as pessoas mais próximas irão fazer diversas perguntas, e algumas podem te deixar desconfortável. Você não precisa responder a tudo, e pode até escolher um membro da família como porta-voz, sendo o responsável por tratar sobre o assunto em momento em que você não quiser conversar sobre o câncer.

Se você não quiser que mais pessoas saibam sobre o diagnóstico, deixe isso muito claro para os familiares e amigos. Peça que eles deixem toda a situação o mais privada possível, para que você se concentre no tratamento e no seu bem-estar.

Por isso, é importante estabelecer limites. Não só em diálogos, mas em diversas situações. Afinal, por mais que as pessoas que te amam estejam repletas de boas intenções, a sobrecarga de atenção pode afetar o seu emocional. Nesses casos, estipule dias e horários para visitas e telefonemas.

Fale para as pessoas que você ama que, nesse momento, tudo o que você quer é apoio. Não são necessárias comparações, nem opiniões ou pensamentos negativos.

E com os filhos e crianças pequenas, como conversar?

Mesmo que você queira privar a criança da notícia, o ideal é tentar explicar para ela a situação da forma mais leve possível. Isso porque, uma hora ou outra ela pode reparar na sua aparência que algo não vai bem. Além disso, a mudança na rotina por conta do tratamento também pode afetar os pequenos, confirmando que conversar sobre o assunto é a melhor solução.

Por isso, seja honesta com seus filhos, sobrinhos e demais crianças da família. As dicas para este caso são:

Tenha mais alguém ao seu lado para dar a notícia, como seu parceiro ou outro adulto em quem a criança confie.

Primeiramente, explique sobre a doença, os sintomas e os possíveis efeitos colaterais, sempre deixando claro que o câncer tem cura e não é transmissível.

Depois, explique que você está com essa doença, mas que isso não afetará diretamente o pequeno. No entanto, o seu cabelo pode cair e que seu humor pode mudar repentinamente. Por isso, você precisa que todos sejam fortes.

Foque em um futuro positivo, com planos para se concretizarem quando você se recuperar. Essa é uma forma de tranquilizar a criança. 

Não se esqueça de compartilhar a situação com as pessoas que convivem com o seu filho, como professores e pediatras. Assim eles saberão a maneira certa de lidar com o pequeno caso o comportamento dele mude.

Se necessário, tenha alguém como acompanhante nas consultas e tratamentos. É muito importante que você não se sinta sozinha durante esse período.

Além dos amigos e familiares, você também pode contar com o apoio de ONGs e redes de apoio para pacientes com câncer. Ao compartilhar sua experiência com quem está passando pelo mesmo, você se fortalece e aprende a olhar para a doença com outras perspectivas. 

Aqui no Instituto Peito Aberto, nós oferecemos diversos projetos focados na saúde física e mental de pacientes com câncer de mama. Você participará de oficinas, palestras e atividades com mulheres que estão passando pelo mesmo que você e apoiam umas às outras. Pois sabemos que, juntas, somos mais fortes! 

Conheça mais sobre nós clicando aqui. 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Feito com por Green Digital - © 2018