Como evitar o ganho de peso durante o tratamento do câncer?

Durante o tratamento do câncer, existem algumas medicações que, quando associadas a outros fatores da vida da paciente, podem gerar inúmeros efeitos colaterais. Um dos mais comuns é o ganho de peso. 

Esse aumento do peso pode acontecer por múltiplas razões, como a intensidade do tratamento, a duração das terapias, a associação de medicamentos oncológicos e, é claro, o estilo de vida da pessoa com câncer. Além disso, existem outros fatores que resultam nos quilos a mais, tais como:

• Mudanças no comportamento do metabolismo, causado pelos medicamentos utilizados na quimioterapia;

• Uso de remédios com corticoide para ajudar a combater as náuseas e vômitos, que aumentam o apetite e provocam a retenção de líquidos;

• Uso de hormonioterapia, que altera os níveis de estrogênio e progesterona nas mulheres e, consequentemente, afetam o metabolismo;

• Antecipação da menopausa em algumas mulheres, que deixa o metabolismo mais lento e aumenta a probabilidade do ganho de peso;

• Mudanças na rotina da paciente, que resultam na falta de exercícios físicos, perda de apetite e descuido com a alimentação.

Tendo em vista que não há um único motivo para o ganho de peso durante o tratamento, não há também uma única solução. E por isso que no artigo de hoje, traremos as principais dicas para te ajudar no controle do peso.

Leia as sugestões abaixo tendo em mente que, em todos os casos, você também deve contar com auxílio profissional, como o oncologista e o nutricionista que te acompanham. 

 

Dicas para controlar o ganho de peso durante o tratamento do câncer

Alimentação

1. Consuma frutas e vegetais diariamente, sempre bem higienizadas e, de preferência, cozidas;

2. Evite o consumo de carnes vermelhas, optando preferencialmente pelas carnes magras, como frango e peixe;

3. Ao preparar as carnes, opte por assar ou grelhar esses alimentos, evitando frituras;

4. Evite alimentos gordurosos, como laticínios, doces, maioneses e embutidos.

Comportamento

1. Estabeleça horários certos para as suas refeições, evitando comer quando não estiver com fome;

2. Crie uma rotina de sono, para estimular o metabolismo e fazer com que ele processe corretamente os alimentos ingeridos;

3. Mantenha o seu corpo hidratado, consumindo bastante água e sucos naturais sem açúcar;

4. Pratique exercícios físicos diariamente, de acordo com a recomendação do seu médico ou nutricionista.

Siga à risca esses cuidados, especialmente se você apresentar predisposição para engordar. Essas dicas não visam apenas o cuidado estético, mas sim a preservação da sua saúde, uma vez que o ganho de peso facilita o desenvolvimento de outros problemas, como a pressão alta e as doenças cardíacas. 

Gostou das dicas? Então você também pode se interessar pelo nosso artigo sobre alimentação saudável durante o tratamento de câncer de mama.

Fonte: Oncoguia

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Feito com por Green Digital - © 2018