Como lidar com os efeitos colaterais da radioterapia?

A radioterapia é um dos principais tratamentos utilizados no combate ao câncer. Porém, assim como as outras terapias, ela também pode trazer efeitos colaterais.

No artigo de hoje, você verá quais são os principais efeitos colaterais da radioterapia e como lidar com eles. 

O que é a radioterapia?

A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem e se espalhem pelo corpo. Essas radiações são como raio-x e, por isso, não são vistas e muito menos sentidas durante a aplicação.

Um dos principais benefícios da radioterapia é que ela é aplicada apenas na região onde o tumor se encontra. Dessa forma, toda a energia é voltada para destruir aquela célula ou, no mínimo, controlar a doença.

Por um lado, esse tratamento é muito vantajoso para reduzir os sintomas do câncer. Por outro, ele pode desencadear alguns efeitos colaterais que variam de pessoa para pessoa. Enquanto os efeitos podem ser leves para um paciente, podem ser muito intensos para outro. Tudo vai depender do estágio do câncer, do local em que o tumor está e do estado de saúde do paciente.

Os efeitos colaterais mais frequentes do tratamento com radioterapia são:

Fadiga;
Náusea e vômito;
Diarreia;
Perda de apetite;
Irritação na pele;
Perda de cabelo;
Dificuldade para mastigar e engolir.

Veja agora como reduzir e controlar cada um desses sintomas.

Dicas para lidar com os efeitos colaterais da radioterapia

Fadiga

Para lidar com a fadiga causada pela radioterapia, você pode praticar exercícios físicos de baixa intensidade. No entanto, consulte a sua equipe médica antes de iniciar qualquer atividade, para ter um acompanhamento profissional.

Náusea e vômito

Sempre que sentir algum tipo de enjoo, recorra a um cubo de gelo ou a um picolé de frutas. Essa dica é ótima até para antes das refeições, pois pode prevenir desconfortos durante o consumo dos alimentos. 

Falando em alimentos, prefira os mais frios e leves, que não irritam o estômago e não despertam náuseas. Caso esses desconfortos persistam, você pode conversar com o seu médico para que ele receite medicamentos que controlem os sintomas. 

Diarreia

Esse efeito colateral pode ocorrer quando a radioterapia for aplicada região pélvica ou abdominal. Para reduzir os sintomas, evite alimentos gordurosos, fritos ou ricos em fibras, pois agravam a diarreia. 

Prefira alimentos que controlam a evacuação, como banana, arroz branco, torradas, pão branco, macarrão e legumes cozidos. 

Perda de apetite

Se você perder o apetite ou sentir dificuldade de ingerir alimentos, evite comidas picantes, quentes ou ácidas. Recorra a uma dieta com alimentos leves e coma de 3 em 3 horas, mesmo que sejam pequenas porções. 

Não se esqueça que a falta de alimentação pode resultar em fraqueza. Por isso, opte também pela ingestão de muito líquido, como sucos, sopas e caldos.

Irritação na pele

A área que recebeu a radiação pode sofrer irritações, ficando avermelhada, dolorida, escamosa e sensível, além de poder apresentar coceiras. Essa reação normalmente surge algumas semanas após o início da radioterapia e desaparece ao término do tratamento.

Em todos os casos, é importante evitar a depilação na área afetada. Além disso, deve-se evitar o uso de talco, gel, desodorante, cremes e sabonetes perfumados na área em que a aplicação é feita. Evite também pegar sol e tomar banho quente, para proteger a pele de qualquer piora.

Queda de cabelo

Ao contrário da quimioterapia, a radioterapia só causa queda de cabelo na área tratada, como a região da cabeça e do pescoço. Para saber se a queda de cabelo será temporária ou definitiva, converse com o radioterapeuta que acompanha o seu tratamento. 

Para lidar com essa situação, você pode recorrer às perucas, que ajudam a manter a autoestima durante o tratamento, até o seu cabelo voltar a crescer naturalmente. 

Dificuldade para mastigar e engolir

A dificuldade de deglutição pode ser causada pela dor ao engolir ou então por alterações no paladar. Em ambos os casos, é recomendado comer alimentos mais líquidos e macios, com sabor leve para não irritar a garganta, como iogurte, gelatina e sorvete.

Você também pode comer os seus legumes e frutas preferidos em forma de purê, como batata, maçã ou cenoura. Lembre-se de sempre consumir os alimentos em temperatura ambiente ou fria, para facilitar a ingestão.

É importante ficar de olho em todos os sintomas e efeitos colaterais que o seu corpo apresenta durante o tratamento. Caso os desconfortos sejam persistentes, entre em contato com o seu médico para tomar as providências necessárias e garantir o seu bem-estar durante essa fase. 

Para mais informações sobre câncer e seus tratamentos, acompanhe o blog do Instituto. Fique por dentro também das nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

Fontes: Oncoguia, Onco Center e INCA

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Feito com por Green Digital - © 2018