Conheça os diferentes tipos de câncer de mama
O câncer de mama é uma doença complexa que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. É também a causa mais frequente de morte por câncer na população feminina, o que reforça a necessidade de estarmos constantemente conscientizando a todos sobre o assunto.
Ao contrário do que muitos pensam, não existe só um tipo de câncer de mama, mas sim vários. Esses tipos de câncer de mama são classificados com base em diversos aspectos, como o tamanho do tumor, a localização dele nos tecidos mamários e as características das células cancerígenas.
Conhecer os diferentes tipos de câncer de mama é fundamental para que os médicos compreendam a natureza do câncer de cada paciente e possam planejar o tratamento mais adequado, respeitando as características únicas da doença e da paciente.
A seguir, você vai conhecer mais detalhes dos principais tipos de câncer de mama diagnosticados atualmente.
Tipos mais comuns de câncer de mama
Carcinoma Ductal In Situ (CDIS)
O Carcinoma Ductal In Situ também é conhecido como carcinoma intraductal. Ele é considerado um estágio inicial do câncer de mama, sendo não invasivo ou pré-invasivo.
Nesse tipo de câncer de mama, o tumor se desenvolve dentro dos ductos mamários, sem invadir os tecidos vizinhos. No entanto, ele precisa ser removido a tempo para não se transformar em um câncer invasivo.
Carcinoma Lobular In Situ (CLIS)
Similar ao CDIS, o Carcinoma Lobular In Situ também é câncer em estágio inicial, mas que afeta os lóbulos da mama em vez de afetar os ductos.
Esse tipo de câncer de mama é facilmente tratável, mas precisa de muita atenção e prioridade para evitar o desenvolvimento de câncer invasivo* no futuro.
Carcinoma Ductal Invasivo (CDI)
O Carcinoma Ductal Invasivo é o tipo mais comum de câncer de mama, representando aproximadamente 80% dos casos. Nesse estágio, as células cancerígenas surgem nos ductos mamários e começam a se espalhar para o tecido mamário adjacente, podendo afetar os lóbulos e outras áreas da mama.
Carcinoma Lobular Invasivo (CLI)
O Carcinoma Lobular Invasivo é similar ao CDI, porém se origina nos lóbulos da mama. Assim como o anterior, ele também tem a capacidade de se disseminar para outras regiões do corpo.
Inclusive, 1/5 das pacientes diagnosticadas com o Carcinoma Lobular Invasivo acabam tendo o câncer nas duas mamas.
*Observação: o termo “invasivo” é usado para descrever qualquer tipo de câncer de mama que se espalha pelo tecido mamário, sendo mais agressivo.
Tipos de câncer de mama menos comuns
Câncer de Mama Triplo Negativo
O câncer de mama triplo negativo é um tipo mais agressivo da doença, sendo caracterizado pela ausência dos receptores de estrogênio, progesterona e HER-2 nas células cancerígenas. Isso torna o tratamento mais desafiador, pois as terapias hormonais direcionadas a esses receptores não são eficazes.
Além disso, o câncer triplo negativo tem maior probabilidade de recorrência, justamente por ser difícil de ser tratado. Ele representa cerca de 15% dos cânceres de mama.
Câncer de Mama Inflamatório
O câncer de mama inflamatório é raro, mas extremamente agressivo. Ele representa de 1 a 5% dos cânceres de mama, e sua principal característica é que ele avança de forma muito rápida, exigindo um tratamento multidisciplinar e intensivo.
Nesse tipo de câncer de mama, as células doentes bloqueiam os vasos linfáticos da pele mamária, causando inchaço, vermelhidão e calor.
Doença de Paget
A Doença de Paget é uma forma rara de câncer de mama que começa nos ductos mamários e se manifesta inicialmente nos mamilos. Pode ser acompanhada por coceira, descamação e vermelhidão na área do mamilo.
Angiossarcoma
O Angiossarcoma é um tipo muito raro de câncer de mama, que representa menos de 1% dos diagnósticos A diferença é que ele se desenvolve nos vasos sanguíneos ou linfáticos da mama. Por conta disso, ele é muito agressivo e pode se espalhar para outras partes do corpo.
Tumor Filoide
O Tumor Filoide é um tipo extremamente raro de câncer de mama que se origina no tecido conjuntivo da mama, conhecido como estroma. Geralmente, é uma massa firme e de rápido crescimento. Embora a maioria dos tumores filoides seja benigna, alguns podem ser malignos.
Como você pode ver, existem vários cânceres que se desenvolvem nas mamas, cada um com um grau de risco e com particularidades para o tratamento. Conhecer os diferentes tipos de câncer de mama é essencial para a prevenção, diagnóstico e tratamento adequado.
A identificação precoce dos sintomas e a realização de exames regulares são fundamentais para aumentar as chances de sucesso no tratamento e melhorar o prognóstico das pacientes.
Para mais informações como essa, acompanhe o Instituto nas redes sociais: Facebook e Instagram.
Fontes: Oncocenter, Américas Amigas e Oncoguia