Coronavírus: 5 dicas para preservar a saúde mental durante a pandemia de Covid-19
Períodos de crise que modificam a nossa rotina e remodelam nossos hábitos costumam provocar um certo pânico.
Diante da pandemia do novo coronavírus, além de sermos bombardeados com notícias e informações que nos causam medo, também temos de nos manter reclusos em nossos lares e evitar contato com o exterior.
Todos esses acontecimentos podem desencadear ansiedade e estresse. Por isso, é muito importante cuidar da saúde mental.
Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para preservar a saúde mental durante o isolamento social e lidar com o momento atual. Vamos praticá-las juntos?
1 – Controle o consumo de informações sobre a doença
Em momentos de calamidade global como o atual, os veículos de comunicação dão um foco intenso ao assunto.
Apesar da importância de se manter atualizado, evite contato excessivo com as notícias veiculadas para não desencadear maiores preocupações ou ansiedade.
Também é importante se atentar à qualidade do conteúdo acessado. Procure fontes seguras de informação – como os órgãos de saúde e a própria OMS – para fugir das notícias falsas.
2 – Estabeleça uma rotina
Mesmo estando em casa, manter a rotina é uma maneira simples de preservar a saúde mental, sem mudanças drásticas que desestabilizem o emocional.
Estabeleça horários fixos para trabalhar e não esqueça de respeitar as pausas e refeições. Além disso, procure manter momentos de lazer, como um horário para leitura ou para a prática de exercícios.
3 – Escute o que seu corpo tem a dizer
Mesmo diante de um grande estresse, não deixe de prestar atenção e respeitar seus pensamentos, sentimentos e necessidades.
Ao sentir cansaço, tire um tempo para relaxar. Quando sentir aflição, converse com alguém que possa te apoiar. É muito importante, nesse momento, priorizar o nosso bem estar e focar naquilo que realmente gostamos.
4 – Pratique atividades que relaxem e proporcionem prazer
Ler um livro, assistir a um filme, brincar com as crianças ou meditar são atividades indispensáveis, pois promovem o bem-estar e a sensação de felicidade.
Tudo o que lhe fizer sorrir e distrair a sua mente de situações negativas é válido! Procure se exercitar, se alimentar de forma saudável e manter uma rotina de sono. Todas essas medidas contribuem para a saúde mental em um momento difícil como o atual.
5 – Cuide dos que estão vulneráveis
Priorizar e preservar a saúde mental não deve ser sinônimo de ser egoísta. Pense no próximo e ofereça ajuda a quem precisa, especialmente àqueles em situação desfavorável (como as pessoas que estão no grupo de risco ou com a saúde emocional instável).
Seja empático! Mesmo em um momento de quarentena, podemos espalhar energias positivas por ligações, mensagens e por outros diversos canais de comunicação.
Ajudar ao próximo é ajudar a si mesmo. Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas tenham acesso e possam se beneficiar com as dicas listadas.
Se você gostou das atitudes apresentadas, leia também nosso blog com atitudes que promovem o bem-estar no período de quarentena.