Covid-19: como celebrar as festas de fim de ano com mais segurança

Estamos cada vez mais próximos do Natal e das festas de fim de ano, e o número de casos de Covid-19 só tende a aumentar.

Enquanto muitos países já enfrentam uma segunda onda da pandemia, o Brasil ainda aprende a lidar com a primeira. Diante desse contexto, a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que a opção mais segura, no momento, é renunciar às festas de Natal e Ano Novo. 

Nós sabemos que muitas vezes é difícil resistir a uma reunião familiar. Mas, no momento, evitar aglomerações é a solução mais sensata e saudável – principalmente para quem enfrenta o câncer de mama.

Tendo em vista a situação atual, fica a dúvida: Como celebrar as festas de fim de ano com segurança, mesmo durante a pandemia de Covid-19?

Aqui vão alguns cuidados e recomendações:

Atenção ao ambiente

Ambientes fechados e sem ventilação são os mais propensos à propagação do vírus. Por isso, se você for receber a sua família para a ceia de Natal ou ano novo, o ideal é escolher um ambiente aberto e bem ventilado, como o quintal, jardim ou varanda da casa.

Além disso, o ambiente precisa ser espaçoso, para evitar a proximidade entre as pessoas. Mesmo que sejam seus familiares, é importante que o distanciamento seja respeitado para proteger a todos da circulação da doença.

Número de convidados

Para quem tem um núcleo familiar reduzido, isso não deve ser um problema, principalmente se todos já moram na mesma casa. Agora, para quem vai receber visitas, é melhor analisar muito bem a lista de convidados.

Antes de pensar em reunir a família toda, verifique se o local onde será a ceia não ficará lotado. Afinal, um número elevado de pessoas aumenta a proximidade entre elas e, consequentemente, eleva o risco de contaminação.

Portanto, faça uma lista de convidados apenas com pessoas de convívio próximo, que estão seguindo as mesmas medidas de proteção que você.

Uso de máscaras

Mesmo em um ambiente familiar, é importante que todos sejam responsáveis e permaneçam utilizando máscaras. Na hora de comer, o distanciamento deve ser respeitado, tendo em vista que o vírus é expelido pela respiração. Por isso, nem pense em colocar todos sentados na mesma mesa para comerem juntos. Distribua mesas e cadeiras espaçadas para que todos continuem seguros mesmo durante a refeição.

Para não perder o clima da data, uma sugestão é que todos combinem de ir com máscaras personalizadas com elementos natalinos.

Higienização dos alimentos e utensílios

Ainda falando sobre a hora da ceia, é muito importante que os alimentos, como as frutas e saladas, sejam muito bem higienizados antes de irem à mesa. Além disso, eles precisam estar cobertos para que não haja nenhum tipo de contaminação.

Vale lembrar, também, que ninguém deve compartilhar talheres ou copos na ceia de Natal. Caso haja contato com utensílios de uso coletivo, é importante disponibilizar álcool em gel bem próximo da mesa.

Comportamento pré-festa

Caso você queira rever os familiares e se reunir com aqueles que não encontrou durante o ano, aqui vai uma recomendação:

Combine com todos de iniciarem períodos de quarentena rígida antes do encontro para a ceia de Natal ou Ano Novo. Além disso, manter todos cientes das medidas de distanciamento social durante a festa também é indispensável.

Para quem não puder permanecer em casa, realizar testes para detecção do vírus se faz uma alternativa que mantém todos mais tranquilos e protegidos.

Suspeita de Covid-19? Fique em casa

Mais importante do que celebrar as festividades de fim de ano é manter toda a sua família segura. Por isso, se você ou algum parente apresentar sintomas respiratórios ou febre, a única opção é suspender o encontro. 

Mesmo sinais como uma dor de cabeça ou na garganta devem ser levados em consideração, para não expor ninguém ao vírus.

Adaptação e inovação

Além de todas as opções citadas acima, não podemos deixar de citar a mais segura e viável de todas: as confraternizações remotas.

Em diversos países que estão enfrentando a segunda onda do vírus, as famílias já estão optando por celebrar através de videoconferência. Essa medida é altamente indicada para as famílias que não moram na mesma casa. 

Viu só como o Natal e o Ano Novo não precisam ser cancelados? Desde que haja cuidado e consciência, as festas de fim de ano podem ser mantidas.

Seja consciente e pense na vida dos demais. Siga todos os cuidados recomendados e boas festas!

Com informações de: Estadão e O Globo

DEIXE SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018