Cuidados que a paciente com câncer precisa ter durante o verão

É possível aproveitar o verão durante o tratamento do câncer? 

Independentemente da época ou estação do ano, os cuidados com a saúde precisam ser constantes para a paciente com câncer. No verão, todavia, existem alguns cuidados especiais!

Isso significa que a paciente pode, sim, aproveitar a praia, as férias e os passeios ao ar livre. Porém, é preciso ter algumas precauções. 

Abaixo, elencamos as principais recomendações para a paciente com câncer aproveitar o verão com saúde e proteção. Acompanhe! 

Cuidados no verão durante o tratamento do câncer

1. Evite a exposição direta ao sol 

O ideal, principalmente para quem está fazendo tratamento de radioterapia, é evitar a exposição ao sol. Isso porque a região da pele exposta à radio fica mais sensível, tendo altas chances de ficar irritada e até manchada quando exposta aos raios solares. 

Por isso, a orientação é sempre ficar debaixo de sombra na praia e em outros locais, independentemente do horário.

Caso você precise ficar um tempo debaixo do sol, faça isso apenas nos horários permitidos, que são aqueles com menos incidência de raios UV: antes das 10h e depois das 16h

2. Passe e repasse o protetor solar

Mesmo nesses horários, o protetor solar deve ser aplicado e reaplicado com frequência. O ideal é que o retoque do protetor solar seja feito a cada 2 horas. Se houver contato com água ou suor, a reaplicação deve ser feita logo em seguida.

O protetor solar deve ser passado em todo o corpo, especialmente nos braços, rosto, nuca, pescoço e costas. Se você estiver com os cabelos raspados, a aplicação também precisa ser feita na cabeça. 

Lembre-se: para a sua segurança e proteção, o protetor solar deve ter fator de proteção (FPS) acima de 30.

3. Mantenha-se hidratada

No verão, tudo o que queremos é refrescar o nosso corpo. Até porque a desidratação pode causar vários desconfortos, como fadiga, queda de pressão, boca seca e náusea.

Para manter o seu corpo hidratado, aposte em bebidas refrescantes e naturais, como água, chás gelados, sucos de frutas e vitaminas. Evite bebidas industrializadas, como sucos de caixinha e refrigerantes, pois contêm açúcar em excesso, que prejudica a dieta durante o tratamento do câncer.

E mais importante ainda: evite álcool e cafeína, pois esse tipo de bebida provoca ondas de calor e promove a desidratação.

4. Cuidado com banho de mar e piscinas públicas

A gente sabe que uma das melhores formas de refrescar o corpo durante o verão é um bom banho de mar ou de piscina. Porém, o contato com o sal do mar ou com o cloro da piscina podem causar reações para quem está com a pele sensível.

O mais indicado, pelo menos durante o tratamento, é ficar na piscina em casa. Assim você sabe exatamente quais produtos são utilizados na água.

Se você estiver no período pós-operatório, converse com seu médico sobre as restrições e liberações de atividades na água, respeitando sempre a sua disposição física e o estado das cicatrizes.

5. Roupas e acessórios são indispensáveis

Além do filtro solar, existem outros acessórios que são indispensáveis na proteção da pele durante o verão. Exemplo disso são os bonés, chapéus, lenços e blusas de proteção solar. 

Esses itens podem ser utilizados principalmente na prática de atividades físicas, pois protegem todas as partes do corpo enquanto você está em movimento.

6. Hidrate a sua pele

Alguns medicamentos utilizados na quimioterapia causam o ressecamento da pele. Por isso, durante o verão, não se esqueça de usar cremes hidratantes para o corpo. 

Opte pelos produtos livres de parabenos, perfumes ou corantes, pois podem provocar irritações na pele. De preferência para hidratantes que já possuem fator de proteção solar em sua composição, para uma camada extra de segurança à sua pele.

Dica do Instituto: se você está fazendo radioterapia, converse com o radioterapeuta para verificar se o creme escolhido não causará reação nas áreas irradiadas.

E a alimentação durante o verão, como fica? Você pode conferir as nossas dicas clicando aqui: Como seguir uma alimentação mais saudável durante o verão?

Para mais conteúdos como esse, acompanhe o blog e as redes sociais do Instituto Peito Aberto: Instagram e Facebook.

DEIXE A SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018