Dia Nacional de Combate ao Câncer: 11 dicas para você se prevenir!
Hoje, dia 27 de novembro, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Esta data tem o objetivo de ampliar a disseminação do conhecimento à população brasileira sobre os sintomas, diagnósticos e prevenção do câncer de uma maneira geral.
Tendo em vista que o número de pessoas diagnosticadas com câncer só cresce no Brasil e que estimativas apontam que o número de casos só tende a aumentar, a conscientização é fundamental para controlar e reverter estes dados.
Os tipos de câncer mais comuns entre os brasileiros são o de pele, próstata, mama, traqueia, pulmão, cólon e reto. Muitos deles estão diretamente relacionados aos comportamentos alimentares e hábitos de vida, o que reforça a necessidade de uma busca pelas práticas alimentares e físicas saudáveis no dia a dia.
Visando informar nossos leitores e leitoras sobre os principais hábitos de prevenção do câncer, listamos métodos simples e essenciais que contribuem no combate contra esta doença!
Acompanhe, analise quantos você já pratica e compreenda os demais para melhorar sua qualidade de vida.
1 – Mantenha uma alimentação balanceada e saudável
Uma alimentação saudável é baseada no equilíbrio. Procure incluir em suas refeições alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos, cereais integrais e outras leguminosas.
Além disso, reduza no seu cardápio a quantidade de alimentos processados, industrializados e embutidos. Sempre que possível, prepare sua própria comida e evite ao máximo alimentos fritos e gordurosos. Sua alimentação deve ser saborosa, colorida e cheia de saúde.
2 – Pratique diariamente atividades físicas
Não é segredo algum que as atividades físicas são extremamente benéficas para a saúde e para a prevenção de diversas doenças. Com o câncer, não é diferente, pois o exercício físico, além de ajudar na manutenção do peso, também melhora a disposição e a autoestima.
Pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias já fazem a diferença!
Que tal optar pela bicicleta como meio de locomoção? E descer do ônibus alguns pontos antes da sua casa ou do trabalho? Troque o elevador pelas escadas, leve seu cachorro para passear, caminhe pelo bairro e comece a praticar alguma atividade divertida e relaxante!
3 – Mantenha um peso corporal adequado
Se você é uma pessoa fisicamente ativa e tem uma alimentação saudável, a manutenção do peso é o resultado desta junção.
A melhora na qualidade de vida auxilia no controle do peso corporal e ajuda na prevenção de doenças como o câncer, que é comprovadamente mais suscetível em pessoas acima do peso.
4 – Aumente o consumo de água
A água é um elemento que facilita a absorção dos alimentos, auxilia na limpeza do organismo e diminui os riscos de infecções. Troque bebidas industrializadas, como sucos de caixinha e refrigerantes, por água e sucos feitos com frutas naturais.
5 – Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
O álcool está relacionado a mais de 200 doenças, incluindo as cardiovasculares, mentais e hepáticas. Além disso, seu consumo aumenta o risco de desenvolvimento do câncer.
Dentre os tipos de câncer mais influenciados pela ingestão de bebidas alcoólicas estão o de boca, esôfago, fígado e mama, principalmente se combinado com o tabagismo. Assim, é expressamente recomendável parar (ou ao menos reduzir) o consumo de bebidas alcoólicas.
6 – Não fume
O cigarro possui substâncias tóxicas que fazem mal ao corpo humano por si só, mas o cuidado deve ser redobrado quando você tem consciência de que seu uso está associado a vários tipos de câncer, como os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.
Cada cigarro libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que são inaladas por fumantes e não fumantes. Por isso, ao parar de fumar, você previne a sua vida e a de diversas pessoas ao seu redor das chances de desenvolver o câncer.
7 – Proteja-se da exposição excessiva ao sol
Apesar da exposição ao sol ser muito benéfica à saúde, cuidados ainda são essenciais de acordo com a incidência dos raios solares durante o dia.
Evite a exposição ao sol entre os horários das 10h às 16h e use sempre proteção adequada, como protetor solar, chapéu, óculos de sol, boné e roupas que protejam sua pele. A exposição desprotegida do corpo pode acarretar o desenvolvimento do câncer de pele.
8 – Proteja-se do HPV
O vírus do HPV está associado ao câncer de colo do útero, por isso o uso do preservativo é fundamental, mesmo em relacionamentos estáveis. Além disso, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem receber a vacinação contra o HPV.
Mulheres que têm mais de 24 anos, mesmo vacinadas, devem realizar o exame preventivo (também conhecido como Papanicolaou) a cada três anos, para buscar o diagnóstico do câncer e demais doenças de colo do útero.
9 – Realize exames preventivos
Para as mulheres, os exames ginecológicos, o exame clínico das mamas e a mamografia são indispensáveis a partir dos 40 anos. Para os homens, o exame de toque a partir dos 40 anos também é essencial.
O diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata pode salvar vidas e é algo que nós reforçamos constantemente em nossas redes sociais, que você pode acompanhar clicando aqui.
10 – Vacine-se contra a hepatite B
O vírus causador da hepatite B está vinculado ao câncer de fígado, portanto, a vacina é muito importante na prevenção deste câncer.
De acordo com o Ministério da Saúde, todo o país é abastecido com a vacina contra este vírus, que é aplicada em quatro doses nas crianças (ao nascer e depois de 2 em 2 meses até os 6 meses de idade) e em três doses nos adultos não vacinados, independentemente da idade.
11 – Cuide dos seus dentes
Se você tem uma boca saudável, tem menos chances de desenvolver tumores nos lábios e na cavidade oral. Por isso, não deixe de escovar sempre os dentes, usar fio dental diariamente e agendar consultas regulares no seu odontologista.
Preste atenção nas feridas labiais que demoram a cicatrizar e proteja sua boca de feridas com o uso do protetor solar labial.
Estas dicas não devem ser deixadas de lado, pois são ações primárias que fortalecem a prevenção e a redução dos riscos de ter câncer, independente de qual for.
Adote estas atitudes para a sua vida e vamos avançar juntos no combate contra o câncer. Compartilhe esta ideia!