“Hoje sou melhor que antes, estou vivendo um dia de cada vez”
Meu nome é Marinalva e vou relatar um pouco da minha história com o câncer de mama.
Tudo começou quando senti um caroço na mama direita e marquei uma consulta com a Dra. Lucila, que imediatamente me mandou fazer mamografia e ultrassonografia porque o caroço já estava bem grande. No dia seguinte, retornei à consulta com os exames e ela me disse que as notícias não eram boas e me encaminhou para fazer biópsia no Hospital João Paulo, com a Dra. Ana Carolina.
Passando 15 dias, sai o resultado que eu não queria ouvir: era câncer.
Chorei muito. Achei que não iria suportar. Mas tive muita força da minha família, que foi fundamental para mim, porque naquela época eu ainda não conhecia o Instituto Peito Aberto, que hoje frequento e vejo como é importante para nós, Borboletas.
A Dra. Ana Carolina prontamente me encaminhou para fazer o tratamento em Curitiba, no Hospital Evangélico. Foi aí que começou a maratona de exames, de idas e vindas ao hospital para iniciar o tratamento…
Como o nódulo estava grande, comecei a fazer quimioterapia. Foram 4 quimios vermelhas e 4 brancas. Com 15 dias, meus cabelos caíram, tive enjoo, tive gosto de alumínio na boca, as unhas ficaram pretas… Mas, para a minha alegria e para a honra do meu Deus, na primeira aplicação da quimioterapia, o nódulo já desapareceu!
Continuei o tratamento todo e, quando acabaram as quimios, foi marcada a cirurgia: fiz mastectomia segmentar. A última etapa foram as radioterapias, com 30 sessões no Hospital Nossa Senhora das Graças. A última sessão foi em fevereiro de 2017.
Hoje sigo em acompanhamento e não tomo medicação, porque o tipo de câncer triplo negativo não tem medição.
Aprendi muito com tudo que passei: Viver é uma dádiva. Deus é um pai amoroso. Minha família é tudo. Foi graças a isso que cheguei ao Instituto Peito Aberto, e a partir dele conheci e estou conhecendo muitas borboletas, mulheres guerreiras.
Hoje sou melhor que antes. Pratico atividade física, me cuido mais e amo muito mais. Estou vivendo um dia de cada vez.