Dicas e alimentos que ajudam a amenizar o enjoo durante o tratamento

A quimioterapia é um dos tratamentos mais eficientes no combate ao câncer. Apesar de seus impactos positivos, o tratamento do câncer de mama com quimioterapia traz efeitos colaterais físicos e psicológicos às pacientes.

Um dos efeitos mais comuns é o enjoo, que consequentemente leva ao desinteresse pela alimentação e a falta de apetite.

Como os alimentos são fundamentais no combate e prevenção do câncer, principalmente durante o tratamento, o incentivo ao consumo de comidas saudáveis e leves é fundamental.

Por isso, hoje trouxemos 6 dicas e alimentos para ajudar a reduzir os enjoos e melhorar a qualidade de vida da paciente durante o tratamento quimioterápico.

1 – Consuma frutas cítricas
Frutas como laranja e limão são ricas em ácido fólico, uma vitamina que estimula a formação dos ácidos digestivos e favorece o esvaziamento gástrico.

Estas vitaminas são ótimas para diminuir a incidência de enjoos durante o tratamento e podem ser consumidas diariamente, pois também aumentam a imunidade da paciente.

2 – Coma alimentos secos
A consistência de alimentos secos (como torradas, pães e biscoitos sem recheios) auxilia no controle da produção de saliva, que é um sintoma muito comum durante as náuseas.

Além disso, estes alimentos são ricos em carboidratos e, portanto, são de fácil mastigação, digestão e absorção.

Você pode optar por inserir pães e torradas integrais na sua alimentação. Como eles têm menos concentração de açúcares e gorduras e um sabor mais neutro, são mais saudáveis e menos estimulantes ao reflexo das náuseas.

3 – Procure alimentos de fácil digestão
Alimentos de consistência mole tornam a digestão mais fácil e reduzem a possibilidade de contrações do estômago, que geralmente causam as ânsias de vômito.

A banana nanica é uma ótima opção! Além de ter uma consistência de fácil absorção, ela também é rica em potássio e vitamina B, que ajudam a controlar o vômito e a evitar a náusea.

4 – Alimentos gelados são aliados
Alimentos frios e com baixa temperatura são indicados, pois ajudam amortecem os receptores de paladar e facilitam a ingestão.

Procure consumir alimentos frios e gelados. Se puder optar por preparar e consumir alimentos em temperatura ambiente ou em baixas temperaturas, melhor será o efeito.

Você pode até consumir um cubo de gelo antes das refeições, que ajuda a controlar o refluxo e o enjoo.

#dica: você pode congelar água de coco para fazer cubos de gelo. Além de refrescante, o sabor é suave e agradável ao paladar.

5 – Quanto mais hidratada, melhor
O ideal é ingerir de oito a dez copos de líquidos entre as refeições. Os líquidos evitam a desidratação e ainda minimizam a pressão no estômago, o que reduz a ocorrência de refluxo.

A água é fundamental para a hidratação e, se gelada, melhor ainda. Sucos, chás e caldos naturais também podem ser consumidos, principalmente quando frescos.

Refrigerantes e cafeína devem ser evitados no período do tratamento.

6 – Faça refeições em menor quantidade
É importante, durante o tratamento, que a paciente faça mais refeições ao longo do dia, mas coma em menor quantidade em cada uma dela.

Faça de seis a oito refeições por dia, incluindo frutas, verduras e líquidos neste intervalo. A alimentação correta e fracionada minimiza os enjoos e náuseas.

Outras recomendações que podem auxiliar no controle do enjoo são:
– Manter a paciente longe da cozinha durante o preparo das refeições, pois os cheiros dos alimentos podem acentuar as náuseas;
– Talheres e utensílios plásticos podem ajudar, pois o sabor do metal dos outros utensílios podem interferir no sabor dos alimentos;
– Criar um ambiente agradável para as refeições e não forçar a ingestão de alimentos.

Estas dicas são fundamentais para amenizar os efeitos colaterais de enjoo e de náusea durante a quimioterapia. Qualquer outro sintoma que cause desconforto deve ser comunicado ao médico responsável.

Comer bem é o primeiro passo para um avanço na qualidade de vida! Comece hoje mesmo e veja os reflexos positivos a longo prazo.

Fonte: Instituto Vencer o Câncer

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018