Documentos que você precisa guardar durante o tratamento de câncer

Quem passa pelo tratamento de câncer, seja ele o de mama ou qualquer outro, encara diversos procedimentos. São exames, consultas médicas, terapias, compra de remédios e demais etapas que duram vários meses. 

Em alguns casos, a paciente precisa se ausentar do trabalho. Em outras, precisa  até mudar de cidade para ter uma assistência médica mais próxima. Em todas essas situações, é muito importante que a paciente mantenha seus documentos, laudos, receitas e encaminhamentos sempre organizados. 

A seguir, te explicamos a importância dessa organização e quais documentos você precisa sempre ter em mãos.

Por que guardar meus documentos durante o tratamento de câncer?

Manter uma pasta com toda a sua documentação organizada é uma grande ajuda em meio às diversas etapas do tratamento. Em caso de troca de médico, todos os laudos anteriores já estarão à disposição do novo especialista.

Além disso, se a paciente precisar de algum auxílio INSS (como o Benefício Assistencial, o Auxílio Doença ou até a Aposentadoria por Invalidez), esses documentos servem para comprovar sua situação de saúde. 

Vale lembrar que todos esses registros também podem ser exigidos na hora de reivindicar seus direitos.

Entendeu a importância? Então separe imediatamente um local para colocar a papelada e confira agora quais são os documentos indispensáveis para manter guardados.

Documentos pessoais:

• RG;

• CPF;

• Certidão de nascimento;

• Certidão de casamento ou Escritura de União Estável, caso possua;

• Comprovante de residência;

• Carteira de Trabalho e Previdência Social;

• Cartão Nacional de Saúde (SUS) ou carteirinha do plano de saúde;

• Cartão do PIS/Pasep;

• Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além disso, outros comprovantes de situação empregatícia e de renda podem ser solicitados, como extratos do FGTS, carnês de contribuições previdenciárias, declaração do Imposto de Renda, entre outros.

Também é recomendado deixar separados os comprovantes de pagamentos das mensalidades do plano de saúde, caso possua. 

Caso a paciente tenha recebido auxílio-doença ou aposentadoria, os documentos que comprovem essa autorização devem ser igualmente guardados. 

Documentos relacionados ao prontuário do paciente:

• Laudos médicos;

• Fichas e receituários médicos;

• Atestados e comprovantes de comparecimento às consultas;

• Liberações e resultados de exames laboratoriais e de imagens referentes ao diagnóstico do câncer;

• Guias de encaminhamento para exames e terapias;

• Solicitações de exames e demais procedimentos;

• E todos os demais documentos referentes ao prontuário da paciente;

• Em caso de compra de medicamento não fornecido pelo sistema de saúde, é necessário guardar as notas fiscais. 

Importante saber: todos os prestadores de serviços de saúde, como clínicas, hospitais, postos de saúde e laboratórios, são obrigados a disponibilizar uma cópia dos documentos ao paciente. Caso a pessoa em tratamento não possa retirar esses registros, eles devem ser entregues ao familiar ou médico que  realizar a solicitação. 

Ter esses documentos devidamente armazenados e organizados ajuda a trazer mais tranquilidade e segurança à paciente e seus familiares, tanto no âmbito da saúde quanto nos quesitos legais. 

Para saber mais sobre os direitos da paciente com câncer, clique aqui. 

Ah, e não esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais! Quanto mais pessoas tiverem acesso a essas informações, mais pacientes terão um tratamento digno.

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