Empoderamento feminino: entenda sua importância na luta contra o câncer de mama

O câncer de mama é o segundo câncer que mais afeta as mulheres no Brasil. Receber seu diagnóstico e enfrentá-lo é um grande desafio para qualquer pessoa, independentemente da idade ou do estágio da doença.

Desde que as campanhas de conscientização tomaram força, a importância do autoexame e do diagnóstico precoce são as principais pautas levadas às mulheres.

No entanto, praticar o autoexame e conhecer o próprio corpo ainda são grandes tabus entre as mulheres. É neste ponto que entra em cena a importância do empoderamento feminino.

O empoderamento é um processo no qual, por meio do acesso à informação, você entende como retomar e utilizar o poder sobre si mesma.

Siga a leitura e entenda como o empoderamento deve andar lado a lado com o processo de enfrentamento ao câncer de mama.

 

A busca por conhecimento e pela tomada de decisões

O acesso à informação é uma das melhores formas de enfrentar o câncer de mama. Quando a mulher procura dicas de saúde, tutoriais sobre o autoexame ou até mesmo mitos e verdades sobre a doença, ela toma ciência do que precisa ser feito para se prevenir.

No entanto, mesmo com as medidas de prevenção, o câncer de mama é multifatorial. Ou seja: ainda assim é possível que a mulher desenvolva a neoplasia. 

Neste caso, além das informações que ela já possui, também é fundamental dialogar com médicos e especialistas, a fim de buscar o melhor tratamento.

Onde está o empoderamento nisso?

Bem, quando uma paciente tem conhecimento sobre sua situação e sobre como agir, ela tem em mãos o poder de escolha. Portanto, é ela quem tem autonomia para decidir como deseja prosseguir com seu tratamento, sem que lhe imponham ordens ou a inferiorizem de alguma maneira.

Encontrando apoio e encorajamento em outras mulheres

Muitas pessoas não conseguem associar o empoderamento com a busca por ajuda ou suporte. Todavia, contar com o apoio de outras mulheres faz toda a diferença na luta contra o câncer de mama.

É através do apoio de outras pessoas, sejam elas pacientes ou não, que a mulher pode encontrar forças para enfrentar o tratamento.

Por exemplo: ao ver que alguém já passou pelo mesmo que você, ou que entende o que você está passando, a empatia e a identificação são instantâneas. Além disso, ao encontrar mulheres dispostas a te ouvir e ajudar, você se sente acolhida, fortalecida e encorajada.

A troca de experiências e a identificação de uma causa em comum são indispensáveis para que o empoderamento da luta seja ainda maior.

Autoaceitação, autocuidado e amor próprio

Esse é um dos pontos mais importantes do empoderamento da mulher que luta contra o câncer. Quando uma mulher se empodera, ela entende que não precisa se prender a padrões, paradigmas e regras impostas pelos demais. E, com a autoconfiança estabelecida, ela passa a olhar mais para si mesma, se conhecendo e se valorizando.

As cicatrizes da mastectomia, que antes poderiam a envergonhar, ao se empoderar são motivos de orgulho. A queda dos cabelos não causa insegurança, pois ela sabe de seus valores e da sua beleza enquanto mulher. 

Em suma, com o empoderamento da mulher, os padrões de beleza podem ser deixados de lado. Não há motivos para se subjugar às exigências e pré conceitos dos outros, quando você entende o seu valor e a importância da sua história.

Lutando pelos próprios direitos

Muitas mulheres não sabem todos os direitos sociais que possuem. Já falamos em um blog anterior, mas vale reforçar que o direito aos exames de diagnóstico, o tratamento e até a cirurgia são garantidos à mulher pelo SUS. 

Deste modo, quando uma mulher se empodera e luta pelo acesso às melhores condições no diagnóstico e tratamento, ela ajuda várias pessoas que possam passar por esse problema. Cada vez que uma mulher exige seu direito de ser respeitada, ouvida e tratada com igualdade, ela fortalece a causa. 

Com isso, fica clara a importância do empoderamento feminino antes, durante e após o tratamento do câncer de mama. Mesmo aquelas mulheres não diagnosticadas podem fazer uma grande diferença! Ao se conscientizarem e participarem ativamente, o apoio e luta pela vida das pacientes fica cada vez mais forte.

Gostou do conteúdo? Então envie este texto para uma amiga que você considera uma mulher inspiradora e empoderada!

Aproveite seu tempo de leitura e confira também estratégias para lidar com o câncer de uma maneira mais positiva.

Com informações de: Saude IG

DEIXE SUA MENSAGEM AQUI

Feito com por Green Digital - © 2018