INCA lança estimativa sobre os novos casos de câncer no Brasil a partir de 2020
O Brasil está avançando cada vez mais nos estudos sobre o combate e a prevenção do câncer no país. Em novo estudo publicado pelo INCA, o Instituto apresenta uma nova estimativa da doença para os próximos anos.
Na publicação “Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil”, o INCA apresenta números relevantes para a conscientização da doença, que tende a aumentar nos próximos anos.
A Estimativa 2020 traz a projeção do INCA para os novos casos de câncer para cada ano. Estes dados são calculados a partir das informações coletadas pelos 27 Registros de Base Populacional existentes no país, que integram os dados dos Registros Hospitalares de Câncer.
Os dados levantados apontam que, entre os anos de 2020 a 2022, o Brasil poderá ter até 625 mil novos casos de câncer em cada ano.
Ainda de acordo com a publicação, a principal incidência no período será de câncer de pele não melanoma, com 177 mil casos. Em seguida vêm o câncer de mama e o de próstata, com 66 mil casos cada.
Outros cânceres em destaque são os de cólon e reto, pulmão e estômago. Os números são apresentados por tipo de câncer, sexo e localização.
Ao detalhar os dados de acordo com o sexo, os cânceres mais recorrentes entre as mulheres são o de mama (29,7%), o de cólon e reto (9,2%), o de colo do útero (7,4%), o de pulmão (5,6%) e o de tireoide (5,4%).
O câncer de mama apresenta uma alta incidência de casos e a estimativa aponta que serão diagnosticados 66.280 mil novos casos por ano – ou seja, 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Além disso, estima-se que a maioria dos diagnósticos de câncer de mama sejam na Região Sudeste, seguido das regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e, por fim, Região Norte.
Já entre os homens, os cânceres recorrentes são o de próstata (29,2%), o cólon e reto (9,1%), o de pulmão (7,9%), o de estômago (5,9%) e o da cavidade oral (5,0%).
Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no mundo morrem em decorrência do câncer a cada ano. A previsão ainda afirma que, até 2025, serão registradas 6 milhões de mortes prematuras por ano.
Com medidas adequadas, cerca de 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas no mundo. Por isso, é preciso que medidas urgentes sejam tomadas para aumentar a conscientização sobre o câncer e para aprimorar o tratamento da doença.
E o mais importante: escolha cuidar de você! Previna-se e cuide-se diariamente para não fazer parte das estatísticas previstas para os próximos anos.
Para conferir a estimativa completa do INCA, clique aqui.
Fontes: