FAKE NEWS: Saiba quais são as principais acerca do câncer de mama

As Fake News por si já são algo preocupante, quando envolvem o quadro de saúde que os pacientes oncológicos se encontram, é muito pior. Isso porque normalmente essas “notícias” são informações falsas e erradas sobre a prevenção e o tratamento da doença.

Hoje em dia, com a tecnologia avançada, tudo funciona de forma muito mais rápida e intensa, sendo mais um fator aliado nessa disseminação de notícias falsas. 

Por isso hoje, vamos te mostrar as fake news mais comuns e que mais têm circulado por aí em relação ao câncer de mama. Confira!

HÁ ALIMENTOS, CREMES E CHÁS QUE CURAM O CÂNCER 

Não caia nessa! Infelizmente, até o momento, não há estudo algum que tenha encontrado produtos ou alimentos que tragam a cura do câncer, apenas que ajudam a prevenir, como é o caso de uma rotina de alimentação saudável (como cenoura, brócolis, romã, frutas vermelhas, uva e peixes) e exercícios físicos. 

O DESODORANTE CAUSA CÂNCER DE MAMA

Já faz algum tempo que essa notícia vem se espalhando por aí e ela ganhou força quando uma boa parte dos cânceres de mama surgiu na região próxima à axila, ou seja, onde é usado o desodorante.

Mas na verdade, o desodorante é super inofensivo quando o assunto é câncer de mama, o máximo que pode acontecer é resultar em alergia ou infecção nessa parte do corpo, pois possui alumínio, que obstrui os poros das axilas, impedindo a passagem do suor. 

Essa ação bloqueadora pode ser considerada prejudicial porque ao não transpirarmos não ocorre o equilíbrio térmico, por isso, opte pelos desodorantes veganos e livres de parabenos.  

MULHERES COM SILICONE TÊM MAIS CHANCE DE DESENVOLVER CÂNCER DE MAMA 

O que pode acontecer nesses casos é que a mulher fica tão focada só no lado estético e não dá a verdadeira atenção para o que importa, que é a visita regular ao mastologista para o acompanhamento da sua prótese. Caso as consultas não sejam regulares, a doença pode se desenvolver sem o diagnóstico precoce, mas não por conta do silicone em si.

O CÂNCER DE MAMA SÓ SE DESENVOLVE EM MULHERES ACIMA DOS 50 ANOS

Negativo! Não é comum, mas pode sim acontecer do câncer se desenvolver em mulheres mais jovens. Isso acontece pois se envolvem outros fatores de risco além da faixa etária como, por exemplo, uma predisposição genética ou até a exposição excessiva à radiação na região do tórax.

Por conta disso, é indispensável que você mantenha sua consulta ao ginecologista em dia, de forma regular. Em qualquer sinal suspeito no seu corpo, visite um médico.

 O AUTOEXAME É SUFICIENTE PARA O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA

Nem o autoexame e em alguns casos nem a mamografia são suficientes para ter o diagnóstico. Tudo depende do tamanho e tipo de seio, do tamanho do tumor, da faixa etária e também do histórico familiar da paciente. Há a ultrassonografia e a ressonância magnética,  que são exames complementares e que contribuem no diagnóstico.

USAR O CELULAR PODE CAUSAR CÂNCER 

Falso. Muito se dizia que a radiação da bateria poderia causar câncer no cérebro ou que utilizar o aparelho no escuro aumentava as chances de câncer nos olhos, mas nenhum estudo conseguiu provar que isso seja possível.

A única coisa que pode acontecer nesses casos é que a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos pode causar dores de cabeça, sensação de olhos cansados e dores no globo ocular.

FAZER USO DO MICRO-ONDAS PODE AFETAR A SAÚDE

Está longe de ser uma verdade! O aparelho emite radiação não ionizante, que tem uma possibilidade de ser cancerígena, mas a estrutura do micro-ondas já é pensada exatamente por isso, para que não passe para os alimentos e muito menos para quem está perto.

Por isso, cheque sempre se a informação é falsa ou verdadeira antes de compartilhar!

Quando você achar que irá ajudar compartilhando uma notícia, verifique  se ela é comprovada cientificamente. Para isso você pode seguir alguns passos muito simples, que são:

• Pesquise na internet e ver quais os sites que estão falando sobre o assunto, garantindo que ele é mesmo confiável; 

• Entre essas notícias falsas estão supostas vacinas até alimentos milagrosos para cura da doença. Com isso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou a publicação Dietas Restritivas e Alimentos Milagrosos Durante o Tratamento do Câncer: Fique fora dessa!, esclarecendo os principais mitos sobre o assunto; 

• Além disso, o Ministério da Saúde possui um canal aberto com a população, pelo WhatsApp (61) 99289-4640, que se chama Saúde Sem Fake News, onde qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenham recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando.

Você já ouviu alguma dessas fakes news? Conta pra gente aqui embaixo e não esqueça de mandar para suas amigas. Essas informações são muito úteis e podem salvar vidas! 

Até mais! 💖

Fontes:

‘Fake News’ podem atrapalhar o tratamento contra o câncer de mama 

Notícias falsas podem prejudicar diagnóstico e tratamento do câncer

DEIXE SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018