Linfedema: Como diminuir as chances de ter esse problema

Se você passou pela cirurgia do câncer de mama, precisa tomar cuidado na recuperação para evitar o surgimento do linfedema.

Conheça mais sobre esse problema e como evitá-lo.

O que é o linfedema?

O linfedema é uma condição que causa muito incômodo à paciente com câncer, pois consiste no inchaço de algum membro do corpo, como o braço, mãos, pernas, tronco ou seios. Esse inchaço, por sua vez, ocorre quando há uma obstrução do sistema linfático, gerando um acúmulo de líquido linfático que faz o membro do corpo inchar. 

Esse pequeno inchaço é comum após intervenções cirúrgicas com remoção de linfonodos, o que impede os líquidos linfáticos de fluir adequadamente. Todavia, existem outras situações que facilitam a formação dos linfedemas, como estar acima do peso, passar por radioterapia ou então por múltiplas cirurgias nos seios. 

É possível perceber o surgimento do linfedema ao colocar uma roupa que, de repente, fica justa nos braços, ou então um anel que não cabe mais no dedo. Esse inchaço pode começar logo após a cirurgia, mas também pode aparecer meses ou anos depois.

E aí, o que fazer para evitar esse problema? 

Como reduzir as chances de ter linfedema?

Para prevenir o linfedema, existem algumas atitudes que você pode adotar antes e depois da cirurgia. São elas:

Não sobrecarregue o seu corpo

Para evitar o inchaço, evite usar muito o braço ou a perna do lado operado. Sempre que possível, mantenha o membro afetado elevado, pois isso estimula a drenagem do sistema linfático e reduz o risco de inchaço.

Isso não significa que você deve evitar os exercícios físicos. Muito pelo contrário: as atividades físicas são importantes para prevenir o linfedema. Porém, você precisa conversar com o seu médico para estudar o nível de intensidade,  procurando não sobrecarregar o ombro e o braço.

Reduza o risco de infecções

Você precisa proteger a região afetada de toda e qualquer infecção. Caso contrário, o linfedema pode evoluir para algo mais grave. Portanto, mantenha sempre o membro que passou pela cirurgia, higienizando a área com sabão neutro e loções anti bactericidas.

Além disso, sempre que for realizar uma tarefa que possa ferir suas mãos, use luvas bem resistentes.

Proteja-se do calor

O calor é um dos principais inimigos de quem passa pela cirurgia do câncer de mama. Isso porque a exposição ao calor, além de poder causar queimaduras, também estimula a retenção de líquidos.

Por isso, os principais cuidados para evitar queimaduras são: use protetor solar; utilize luvas sempre que for cozinhar; não tome banho quente e evite a exposição ao sol. 

Faça massagens de drenagem

Existem massagens de drenagem linfática que são feitas manualmente e que podem ajudar a reduzir o inchaço do braço. No entanto, elas podem ser feitas antes mesmo do inchaço aparecer, de forma preventiva.

Existem também as roupas de compressão, que podem ser aplicadas na região afetada afetada para incentivar a drenagem do sistema linfático.

Cuidados adicionais:

Se for realizar exames de sangue ou tomar vacinas e injeções, escolha a aplicação no braço não afetado pela cirurgia;
Se sofrer algum ferimento ou queimadura, procure imediatamente um atendimento médico para fazer os curativos e tomar os medicamentos adequados;
Só faça as unhas com materiais bem esterilizados e de uso pessoal;
Evite usar roupas e acessórios (como bolsas, pulseiras, correntes e anéis) que pressionem o braço ou perna do lado afetado pela cirurgia;
Se sentir algum incômodo ou identificar os seguintes sintomas, procure imediatamente o seu cirurgião:

– Inchaço indolor nas mãos ou pés;
– Sensação de peso nos braços, pernas tórax ou abdômen;
– Manifestações na pele, como mudança de textura ou vermelhidão;
– Dor, formigamento ou outro desconforto no corpo;
– Redução da amplitude dos movimentos nas mãos, pulsos ou ombros;
– Surgimento de edemas;
– Desenvolvimento de verrugas ou pequenas bolhas;
– Roupas e acessórios apertados no corpo, mesmo sem ganho de peso.

Se você é paciente em luta contra o câncer de mama e quer reduzir as chances de desenvolver linfedema, conheça o Instituto Peito Aberto. Aqui, executamos várias atividades de reabilitação às pacientes, como o Pilates e as sessões com manga de drenagem linfática.

Entre em contato conosco para mais informações. E, para mais conteúdos como esse, acompanhe o blog e as redes sociais do Instituto Peito Aberto: Instagram e Facebook.

DEIXE SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018