Covid-19: entenda quanto tempo você deve esperar para fazer mamografia depois da vacina

Algumas pessoas após receberem a vacinação contra a Covid-19, desenvolveram um evento raro, chamado linfonodopatias axilares, que é o aumento dos linfonodos gânglios. Isso pode acontecer por qualquer injeção ou vacina, sendo uma reação do corpo ao imunizante, ou seja, não é uma reação que ocorre exclusivamente pela vacinação contra a Covid-19.

O problema é que, com isso, começaram rumores pela internet de que a vacinação contra a Covid-19 causava câncer de mama, pois na mamografia os linfonodos ficam com maior evidência. 

Por isso, fica o alerta sobre os cuidados que as mulheres devem ter para realizar a mamografia, entre eles  que a mamografia deve ser feita antes da primeira dose da vacina ou duas a quatro semanas depois da aplicação da segunda dose.

Normalmente depois do período de 15 ou 30 dias, os linfonodos regridem. Mas caso a linfadenopatia venha a permanecer, não hesite em procurar um médico e conferir a verdadeira causa do aparecimento da mesma. Para excluir a possibilidade de um câncer de mama ou de outro problema nas mamas, o médico poderá solicitar uma biópsia. 

Por isso, mulher, não deixe de se vacinar e nem fazer sua mamografia, mas caso o exame esteja agendado poucos dias após a imunização, não esqueça de informar seu médico. 

As informações aqui descritas são confirmadas pela Sociedade Brasileira de Mastologia, pela Comissão Nacional de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que já divulgaram recomendações para conduta frente à linfadenopatia axilar em pacientes que receberam recentemente a vacina para Covid-19.

Não esqueça de mandar para aquela amiga que está próxima de fazer sua mamografia ou que recém tomou o imunizante da Covid-19. Espalhe informação e diminua o medo! 💗

FONTE: FEMAMA

Feito com por Green Digital - © 2018