Voluntariado: 10 motivos para você se tornar um voluntário e ajudar o próximo
O voluntariado é uma ação que ajuda tanto o próximo quanto a si mesmo. Ser um voluntário envolve disponibilidade, dedicação, altruísmo, boa vontade e motivação. Mas isso não significa que o trabalho voluntário seja algo difícil ou desgastante. Na verdade, ele pode trazer diversos benefícios para quem o pratica, e é sobre isso que vamos falar hoje!
Você já parou para pensar em como ajudar os outros pode ser vantajoso para si próprio? Conhecer pessoas, aprender e ensinar algo novo diariamente, mudar o mundo e compartilhar o amor. Esses são apenas alguns dos diversos ganhos que o voluntariado pode trazer!
Ficou interessado no assunto? Então siga a leitura e descubra 10 razões para praticar o voluntariado.
10 motivos para você se tornar um voluntário
1 – Você sai da sua zona de conforto
Ser um voluntário é uma experiência única, que te permite expandir seus horizontes e explorar algo novo diariamente.
Atividades como essa te tiram da zona de conforto, mudando a sua rotina, te permitindo aprender coisas novas e realizar ações que você nem ao menos sabia que poderia praticar. Você abre os olhos para o seu potencial e percebe como pode fazer muito além do que está acostumado.
2 – Você aprende algo novo
É através do voluntariado que você pode adquirir novas habilidades, novos conceitos e percepções de mundo. Afinal, você está em contato com indivíduos, ambientes e situações que talvez nunca tenha nem imaginado antes.
No trabalho voluntário com pacientes com câncer, por exemplo, quem sabe costurar, pode oferecer seus préstimos e ainda aprender a confeccionar perucas e lenços. Além disso, tem a chance de conhecer uma história nova a cada dia, aprendendo com o que cada paciente passou e como pode ajudá-las.
3 – Promove o bem-estar
Sim! Ajudar alguém (não importa como), traz benefícios e recompensas à saúde e bem-estar de quem pratica a ação, também. Isso porque auxiliar o próximo proporciona a sensação de otimismo, reduz o estresse, a ansiedade e a sensação de depressão.
Além disso, há a sensação de felicidade constante ao ser retribuído com um sorriso, um abraço ou um simples “obrigado”.
4 – Contribui para o fortalecimento emocional
Com a sensação de felicidade e satisfação após um ato de solidariedade, o voluntariado também beneficia o seu fortalecimento emocional.
Isso ocorre pois, quando você ajuda alguém, percebe que há um lado bom até mesmo nas situações mais difíceis. E ver diversas histórias de superação ou perceber como a sua ação contribui para a melhoria na vida de alguém são grandes remédios para a saúde mental.
5 – Você descobre novas paixões
Já imaginou trabalhar em prol de uma causa que você sente prazer em defender e, com isso, descobrir uma nova paixão ou habilidade? No voluntariado, você pode descobrir novas paixões, como a arte, o teatro, a assistência social ou a prática de esportes.
Esse simples contato com uma atividade solidária pode mudar completamente a forma como você encara sua realidade, trazendo muitas vezes um novo sentido à sua vida.
6 – Abre portas para novas oportunidades
São inúmeras as pessoas com quem você tem contato durante o trabalho voluntário. Independentemente do tipo da instituição, ação ou ONG, há profissionais de diversas áreas engajados em prol dessa causa. Com isso, você pode conhecer estes profissionais e até obter uma oportunidade de trabalho com eles.
Sem contar que você fará amizade com muitas pessoas que podem te fornecer contatos ou te recomendar para demais profissionais. Vale a pena tentar!
7 – Você transforma a vida de outras pessoas
A essência do trabalho voluntário é dedicar um tempo da sua vida para transformar e impactar a vida dos demais. Essa dedicação e o amor ao próximo são essenciais para aqueles que mais precisam. É a partir disso que você muda a vida de diversas pessoas e traz um impacto positivo à sociedade.
Afinal, se você tem a possibilidade de mudar a vida de um ser humano para a melhor com uma simples doação ou movimento, por que não o fazer?
8 – Você torna o mundo um lugar melhor
Andar nas ruas, assistir aos noticiários ou até mesmo refletir sobre o mundo afora pode nos deixar aflitos e receosos. São tantas notícias negativas que o mínimo que podemos fazer é tomar uma atitude, mesmo que pequena, para revertê-las.
Se você se preocupa com a fome no mundo, comece com pequenas ações de distribuição de alimentos. Se tem roupas e cobertas em casa que não usa, experimente doar para quem precisa. Se tem um tempo para ouvir e acolher alguém passando por dificuldade, abrace uma ONG ou projeto social.
Realizar trabalho voluntário será a sua forma de contribuir ativamente para um mundo melhor.
9 – Você exercita a empatia
Por meio do voluntariado, você tem uma grande oportunidade de conhecer histórias extraordinárias que impactam vidas. Essa troca de experiências te permite exercitar a empatia e a sensibilidade.
Ou seja, com essa vivência, você desenvolve a capacidade de compreender e se colocar no lugar do próximo. Isso te leva a se dedicar e se aprofundar muito mais em outras ações solidárias.
10 – Ampliar a sua visão de mundo
Conviver com pessoas que possuem realidades diferentes da sua te permite ter uma visão mais ampla do mundo. Você conhece novas culturas, novos hábitos, novas ideias e novas perspectivas.
Isso é benefício principalmente para despertar a criatividade e a motivação. Com inúmeros contextos e informações, você adquire experiências para transformar o seu estilo de vida e de muitos ao seu redor.
Agora que você conhece alguns motivos para praticar o voluntariado, busque uma causa para abraçar! Há diversas maneiras de ajudar, seja participando de uma ONG ou iniciando o seu próprio projeto. Ajudar é uma atitude simples e que faz uma grande diferença para o bem da sociedade.
Se você gostou dessa leitura e tem o interesse em ser um voluntário, que tal se tornar um amigo do peito do Instituto? Para ajudar nossa pacientes com o que você tem de melhor, faça seu cadastro pelo link: https://peitoaberto.org.br/amigos-do-peito/
Faça a sua parte. Juntos somos mais fortes na promoção da solidariedade.
Não pare por aqui! Leia também o nosso blog sobre atitudes solidárias para praticar durante a quarentena.