O câncer de mama HER2: o que é, diagnóstico e tratamentos

Existem vários tipos de câncer de mama, que se manifestam de acordo com as características do tumor, dos receptores hormonais e dos níveis de proteína HER2 na célula tumoral da paciente.

HER2 é a abreviatura de “Human Epidermal growth factor Receptor-type 2”, que, na tradução livre, significa “receptor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano”.

O HER2 é uma proteína que, em quantidades normais, tem um papel importante no crescimento e desenvolvimento das células epiteliais, incluindo as células do tecido mamário. Mas, quando em excesso, pode ser hostil para o corpo.

Um dos tipos de câncer de mama é o HER2+, que é muito agressivo e precisa de um tratamento específico, com medicamentos adequados para mantê-lo sob controle.

O câncer de mama HER2+

O câncer de mama HER2+ ocorre quando a proteína em questão aparece em níveis mais elevados do que o normal na membrana das células cancerígenas.

Esse tipo de câncer de mama corresponde a 20% dos casos e é bastante invasivo, com tendência a crescer e a se espalhar com maior velocidade em comparação aos outros tipos de tumores.

É importante conhecer e diagnosticar o status HER2 do tumor para iniciar as terapias com medicamentos específicos que têm como alvo a proteína.

O diagnóstico

O diagnóstico do tumor é feito por meio de análise da amostra de biópsia e seus resultados orientam o médico sobre o tratamento ideal para cada paciente.

Os resultados dos exames podem retornar como 0, 1+, 2+ ou 3+. Se o resultado for 0 ou 1+, o câncer é HER2-. Ou seja, não apresentam excesso da proteína nas células.

Quando os resultados retornam como 2+, significa que o status HER2 do tumor não está claro e será necessário realizar um novo teste.

Se o resultado retornar como 3+, o câncer é HER2+. Nesse caso, os tumores devem ser tratados com terapias específicas com alvo direto na proteína.

O tratamento

No caso de positividade para HER2, a terapia alvo é a opção mais adequada de tratamento, utilizando vários medicamentos que visam controlar aumento da proteína.

Também é importante analisar se o tumor é triplo positivo (positivo para os receptores de estrogênio, progesterona e HER2), pois, nesse caso, o câncer pode ser tratado de três formas: com quimioterapia, medicamentos hormonais e terapias alvo.

Se o tumor apresentar negatividade para HER2, também é necessário avaliar se ele é um triplo negativo (sem expressividade da proteína e sem receptores de estrogênio e progesterona).

Como nos cânceres triplo negativos as células cancerígenas não têm receptores hormonais, a terapia alvo e a terapia hormonal não são eficazes. Assim, é indicado o tratamento com a quimioterapia.

Seja ativa no seu tratamento

Busque se informar sobre o tipo de câncer de mama expressado no seu organismo e converse com seu médico especialista.

A informação é a melhor maneira de entender e buscar todas as possibilidades de tratamento benéficas para o seu corpo, definindo todos os passos rumo à cura.

Possui mais dúvidas sobre o câncer de mama? Então confira aqui o post com as perguntas que você sempre quis fazer sobre a doença!

Fontes: INCA e Oncoguia

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018