O que fazer e como apoiar uma pessoa diagnosticada com câncer

Receber o diagnóstico de uma doença como o câncer pode ser devastador. Por isso, o apoio de familiares e amigos é muito importante.

Porém, como a situação é delicada para o paciente, muitas vezes as pessoas próximas não sabem a maneira mais adequada de oferecer suporte.

Saber o que falar ou o que fazer para dar apoio a um paciente com câncer não precisa ser um desafio.

A primeira coisa que você precisa saber é que cada pessoa lida com o diagnóstico de uma maneira diferente. Portanto, não existe uma fórmula exata para encarar a doença ou reagir ao diagnóstico e tratamento.

No entanto, existem algumas maneiras para você se preparar para melhor atender e apoiar o seu familiar ou amigo com câncer. Confira:

1 – Pergunte como ela se sente (e se quer falar sobre o assunto)

A maneira mais indicada de ajudar alguém é perguntar a esta pessoa como ela se sente.

Muitas vezes, a pessoa diagnosticada não quer falar sobre o assunto. Nesse momento, você pode distrai-la ao conversar sobre outros temas mais leves e que proporcionem boas sensações.

Agora, se você sentir que ela quer conversar, disponibilize um tempo para ouvi-la e entender o que está passando. O diálogo é uma ótima ferramenta no apoio emocional.

2 – Pergunte se pode fazer algo para ajudar

Está tudo bem em pedir ajuda quando não estamos nos melhores momentos, mas muitas vezes não sabemos como fazê-lo – por isso, você pode perguntar à pessoa se ela precisa de algo.

Pergunte se você pode auxiliá-la de alguma maneira, desde uma conversa até um favor nos momentos em que ela estiver mais debilitada.

A ajuda pode vir de várias formas, basta ter empatia e se disponibilizar a entender o que a pessoa com câncer precisa naquele momento.

3 – Demonstre que ela pode contar com você

Ofereça-se para ouvi-la, mesmo (e principalmente) quando o assunto não for o câncer. Coloque-se à disposição para ajudá-la no que for preciso e demonstre que a pessoa pode contar com você.

E caso não saiba como ajudá-la, seja sincero e diga que não sabe o que fazer.

Ser sincero é muito importante para a pessoa entender que, mesmo na dificuldade, você ainda tem a intenção de estar ao lado dela.

4 – Passe seu tempo com a pessoa

Que ter um amigo sempre ao nosso lado deixa a vida mais leve, isso é um fato. Nos momentos delicados, uma companhia é claramente indispensável.

Mas isso não significa que você deva estar o tempo todo ao lado da pessoa querida que está com câncer. Passe um tempo com ela e torne seu dia a dia mais leve, mas também respeite se ela precisar de espaço.

5 – Evite a sobrecarga de informações

Por melhores que sejam as intenções, determinados assuntos podem ser muito negativos para um paciente com câncer, como comparações ou questionamentos.

Nenhum tratamento é igual ao outro, portanto, não faça comparações. Além disso, evite fazer com que a pessoa se sinta culpada por não estar no melhor momento – às vezes, não tocar no assunto é a melhor estratégia.

E o mais importante de tudo: evite impor sua opinião sobre o tratamento, deixando esse papel para o médico especialista que acompanha o paciente.

6 – Não dê conselhos, dê motivação

Um pessoa diagnosticada com câncer precisa de encorajamento e acolhimento, não de conselhos.

Como dito anteriormente, o médico especialista é quem deve aconselhar o seu ente querido sobre as maneiras ideais de lidar com doença. Portanto, em vez de conselhos, dê força!

Seja a pessoa que está sempre ao lado do paciente e demonstre que vocês passarão por isso juntos.

7 – Seja paciente

Assim como você, a pessoa com câncer não sabe como lidar com a doença e pode acabar se frustrando e projetando esse sentimento em você.

Por isso, é preciso ter paciência. Respire fundo e entenda que conviver com o câncer não é fácil, mas juntos, vocês podem tornar essa tarefa mais leve!

Juntos, vocês são mais fortes!

O diagnóstico de câncer de um ente querido abala a todos que são próximos da pessoa. Então saiba que, além do paciente, você também pode precisar de apoio.

Busque alternativas para que ambos caminhem uma jornada tranquila durante o tratamento.

Se você está cuidando de alguém diagnosticado com câncer, o nosso blog Saúde Dos Familiares: O Cuidador Também Precisa De Cuidados é uma leitura muito indicada!

Lembre-se também de que o câncer não é algo a se lamentar, mas sim a enfrentar. Abrace essa luta junto de quem você ama!

Fonte: Oncoguia

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018