Os benefícios da prática de exercícios físicos no tratamento do câncer de mama

Seja na prevenção ou na reabilitação do câncer de mama, a prática de exercícios físicos é fundamental para a qualidade de vida da paciente.

Durante o tratamento do câncer de mama, muitas mulheres precisam passar por algum procedimento cirúrgico (como a mastectomia), que pode afetar os movimentos do braço e do ombro.

A prática de atividades e exercícios físicos após a cirurgia ajuda na recuperação dos movimentos e fortalecimento dos músculos da paciente.

Mas é claro que a paciente não deve praticar nenhuma atividade sem acompanhamento médico, pois cada tratamento varia de acordo com as características da doença e sua prática sem cuidados e programação pode ser prejudicial na reabilitação.

A prática de exercícios após a cirurgia

Os exercícios só devem ser iniciados mediante autorização expressa do médico, e geralmente ocorre entre dois ou três dias após a cirurgia.

Inicialmente, os exercícios são leves e realizado por meio da fisioterapia, que visa diminuir a dor e promover a retomada dos movimentos e das ações diárias da paciente.

Além disso, a fisioterapia também contribui na prevenção de complicações respiratórias e reduz as chances de formação de edemas, cicatrizes, fibroses e aderências.

Com o acompanhamento de um fisioterapeuta, a pessoa em tratamento ou recuperação do câncer de mama realiza exercícios de mobilidade e fortalecimento e, assim, passa a ser gradativamente mais ativa para realizar atividades físicas mais intensas, como a musculação ou a prática de esportes.

A musculação é uma ótima opção para a qualidade de vida da paciente, pois as atividades de contração muscular são importantes para o fortalecimento dos músculos e para a prevenção do linfedema.

E tem mais: a recuperação da força muscular torna-se essencial para as mulheres que fizeram a mastectomia. Neste caso, a musculação pode ser iniciada após um mês da cirurgia, mas varia de acordo com a condição da paciente.

No entanto, é preciso cuidado! Os movimentos que envolvem levantamento de peso devem respeitar os limites da pessoa, com a possibilidade de aumento progressivo ao longo do tempo.

Os benefícios que vão além do bem-estar

A prática de atividade física resulta não apenas no bem-estar da mulher, como também na redução do risco de aparecimento do linfedema.

O linfedema é um uma patologia caraterizada pelo o acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo, causando o inchaço dos braços da paciente após a retirada dos linfonodos axilares na cirurgia do câncer de mama.

Como os movimentos musculares fazem parte da prevenção do linfedema, a prática de exercícios é indispensável para toda mulher que luta contra câncer de mama.

A prática regular de exercícios também contribui com fatores como:

– Melhora da capacidade física e do equilíbrio corporal, diminuindo o risco de quedas e lesões;
– Evita o atrofiamento e a deformidade dos músculos;
– Ajuda na mobilidade física e contribui para que a paciente se torne independente para suas atividades cotidianas;
– Melhora a autoestima e reduz o estresse, pois a atividade física libera neurotransmissores que trazem prazer e bem-estar;
– Proporciona relaxamento, o que contribui também na qualidade do sono;
– Ajuda a manter e controlar o peso, reduzindo também a fadiga e as chances de desenvolver outras doenças;
– Alivia as dores e incômodos graças às substâncias analgésicas liberadas pelos exercícios.
– Contribui na redução dos riscos de recidiva do câncer.

Embora haja muitas razões para a movimentação física durante o tratamento do câncer de mama, a sua rotina de treinos deve levar em conta seus limites, interesses e necessidades.

Portanto, só inicie a prática de exercícios físicos com a liberação de seu médico oncologista e certifique-se que seu personal trainer irá elaborar um cronograma levando em consideração fatores como o estágio da doença, o tipo do tratamento e o seu condicionamento físico.

O segredo é manter seus treinos sempre prazerosos e divertidos. Converse com os profissionais que te acompanham e invista na sua saúde agora mesmo!

Boa sorte e bom treino!

Fontes: Oncoguia e Oncofisio

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018