Outubro Rosa 2022: campanha reforça seu toque de conscientização para todas as idades
Todos os anos, o Instituto Peito Aberto realiza uma série de ações de conscientização nas empresas, escolas e comunidades durante o Outubro Rosa. Esse público tão abrangente e diversificado coloca em evidência um assunto que muitas pessoas ainda relutam a acreditar: o fato de que o câncer de mama não tem idade.
É justamente essa mensagem que resolvemos disseminar no Outubro Rosa de 2022. Não importa se você tem 20, 30, 40, 50 ou mais de 60 anos: o cuidado precisa começar agora!
Por isso, o tema da nossa campanha deste ano foi “Um toque para todas as idades”.
A foto central dessa campanha foi capturada pelo fotógrafo parceiro André Alexandre. Na fotografia, fizemos questão de ressaltar a diferença de idade entre as mulheres, ambas com câncer de mama, e pacientes do Instituto.
Ações de Outubro Rosa
Para a abertura do Outubro Rosa 2022, realizamos o 1º Café da Primavera em parceria com a TCP, a ACIAP, a Folha do Litoral News e a Confeitaria Vovó Virgínia. O Café foi realizado no dia 29 de setembro, na ACIAP, e contou com a participação de mais de 120 pessoas! A verba arrecadada com os convites foi convertida para ações e projetos do Instituto.
Além desse evento, também participamos do 1º Café Rosa das Amigas do Litoral, realizado no D’Rose Gastronomia, no balneário Canoas. Assim como no Café da Primavera, nesta confraternização tivemos diversas atividades, como roda de conversa, testemunho de mulheres que venceram o câncer, sorteio de prêmios e um delicioso buffet de café.
Por fim, outro evento que merece destaque é o 2º Rock de Peito Aberto em prol da nossa ONG. Gostaríamos de agradecer também ao Hangar Rock Burger Bar, que realizou tudo com muito carinho. Com mais de 10 bandas reunidas em um festival de música muito especial, toda a verba arrecadada com os ingressos foi destinada à nossa causa.
Palestras de conscientização
Ao longo de todo o mês de outubro, além de postagens de informação e conscientização nas redes sociais, também realizamos palestras em diversos locais.
Neste ano, todas as palestras foram realizadas em conjunto com o SESC, um grande aliado da nossa causa.
Juntos, visitamos grandes empresas da cidade de Paranaguá, como Harbor, Senac, Bonsenhor, Bunge, Yara, Capitania dos Portos, Álcool do Paraná, Centro Sul, Macrofértil, AOCEP e ATEXP.
Além disso, também levamos a nossa mensagem para escolas, igrejas e comunidades, como a população da Ilha de Amparo, no litoral do Paraná.
Nessa ação específica, contamos com o apoio da equipe de canoagem do Paraná Hoe, que remou junto das nossas pacientes até a Ilha para realizar uma ação de conscientização entre as mulheres e crianças da comunidade. Essa visita às ilhas é de grande importância para mobilizar as pessoas que têm menos acesso aos serviços de saúde pública.
Visitas e doações
O mês de outubro também é uma época em que muitas empresas e pessoas se mobilizam em prol do tratamento contra o câncer de mama.
Enquanto a população contribui com a doação de mechas para a confecção de perucas, as empresas contribuem com a doação de verba para a manutenção dos nossos projetos.
Por isso, gostaríamos de deixar o nosso agradecimento ao SETTA-PAR, Bavaresco, Rocha e Multitrans, que são empresas parceiras do Instituto Peito Aberto.
Além disso, agradecemos a todos que fizeram parte das nossas atividades de Outubro Rosa. Esperamos que tenha sido um mês marcante e que a nossa mensagem tenha tocado o coração de todos.
Já estamos ansiosos pelo próximo ano!