Outubro Rosa 2023: confira as ações do Instituto Peito Aberto

O combate ao câncer de mama é a principal missão do Instituto Peito Aberto. Por isso, a campanhaOutubro Rosaé de suma importância para nós!

Durante o período da campanha, a sociedade está mais disposta a discutir e ouvir sobre o câncer de mama, e temos a oportunidade de ampliar não só a conscientização sobre a prevenção da doença, mas também a importância do diagnóstico precoce e do apoio às pacientes. 

A questão é que o câncer de mama não espera o mês de outubro chegar para se manifestar na vida das pessoas. Na verdade, o câncer de mama simplesmente não espera. O tempo não para, e quanto mais falarmos sobre o assunto, mais mulheres podem se proteger contra essa doença tão perigosa.

Pensando nisso, a nossa campanha de Outubro Rosa só poderia ser uma:

O tempo não para. O cuidado também não. Seja Rosa o Ano Todo!                                            

seja rosa

Seja Rosa o ano todo: entenda sua importância

Por que “ser rosa o ano todo”?

A cor rosa, ou o laço rosa, é o símbolo oficial da campanha de prevenção e conscientização do câncer de mama. Durante o mês de outubro, empresas iluminam suas fachadas com a cor rosa, colaboradores adotam uniformes neste tom e milhares de instituições recorrem às decorações da mesma cor para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença. Mas e quanto aos outros meses do ano? 

A ideia de “ser rosa o ano todo” é justamente levar a prevenção, o combate e a conscientização para todos os outros meses do ano. É mobilizar o maior número de pessoas para que elas entendam que o cuidado deve ser permanente.

Para isso, uma das nossas ações mais importantes foi o lançamento do vídeo Institucional intitulado “O tempo não para. O cuidado também não”. Nele, mostramos cenas do cotidiano que fazem toda a diferença na prevenção do câncer de mama, como você pode ver a seguir.

 

Além disso, também intensificamos nossas divulgações nas redes sociais, falando sobre os fatores de risco e formas de identificação precocemente do câncer de mama.

Desafio 30 dias mais rosa

Para engajar pacientes, simpatizantes e todos que se importam com a própria saúde, lançamos o desafio “30 dias mais rosa”. 

O desafio ocorreu nos stories do Instituto Peito Aberto ao longo do mês de outubro, com 30 hábitos de autocuidado que todos nós podemos adotar na rotina diária para reduzir o risco de várias doenças, como o câncer mamário. 

Ações de Outubro Rosa

Para a abertura do Outubro Rosa 2023, assim como no ano anterior, realizamos mais uma edição do nosso Café da Primavera. Neste ano, o café contou com a parceria do CMEC Paranaguá, Folha do Litoral, Vovó Virgínia e Camboa Hotéis. O evento ocorreu no Hotel Camboa, em Paranaguá, no dia 28 de setembro, e contou com a participação de 300 pessoas! 

Além disso, o evento também contou com o apoio dos seguintes parceiros e empresas: Zahra Joias, Vernizi Ferruci Bolsas e Acessórios, DJ Mauro Nascimento, DJ Cintya Costa, Amabile Tramontini, Biguê Brownies, Boutique Foccus Paranaguá, Instituto Sentir a Vida, Ateliê Criando Arte, Rosibrás, Viviane Uyemura, Dra. Nayanna Oliveira, Dra. Flaviani Lima, Loja Angela Confecções, Valini Prata e Acessórios, Choc Chic Moda, Thais Nascimento Acessórios, Loja Natura Belíssima, Informática Supri Nacional, Joseli Domingues Maia, Canudinhos Caseiros Dona Rosa, Diniz Treinamentos, Lucia Gimenez, Neuzita Oliveira, Loja Terapia das Ervas, Artflor Floricultura e KRIAR Artes e Festas.

A verba arrecadada com os convites vendidos foi convertida para ações e projetos do Instituto, como as oficinas de pilates e confecção de perucas. 

Um diferencial deste ano foi que, depois de 10 anos do nosso primeiro Outubro Rosa no SESC Paranaguá, retomamos a nossa parceria com eles para a realização de um Ciclo de Palestras com profissionais das mais diversas áreas da saúde, todos falando sobre qualidade de vida, prevenção, alimentação, importância do diagnóstico precoce e cuidado com a saúde da mulher.

As palestras aconteceram às terças-feiras, no SESC Paranaguá, localizado na Rua Domingos Peneda, 947.

Entre os palestrantes, estavam o Dr. Lucas Nitsche Rocha, cirurgião geral e cirurgião do aparelho digestivo, a Dra. Ana Luiza Varella, Médica Ginecologista, a psicóloga Adriana Grosse, a nutricionista Ruth Lages, a educadora física Luciana Pola e a Katiane Machado Arndt, Bióloga e especialista em saúde da mulher pelo SESC Paranaguá.

Por fim, outro evento que merece destaque é o Rock de Peito Aberto em prol da nossa ONG. O evento, criado e promovido pelas nossas queridas pacientes Alexandra Ribeiro Koslok e Cristiane Frazeto, chegou à sua terceira edição, mais uma vez realizado no Hangar Rock Burger Bar. Com mais de 20 bandas reunidas em um festival de música muito especial, toda a verba arrecadada com os ingressos foi destinada à nossa causa. 

Muito obrigado a todas as empresas e parceiros que apoiaram e continuam apoiando o Instituto Peito Aberto. É graças a vocês que conseguimos conscientizar mais pessoas e acolher mais pacientes em luta contra o câncer de mama. 

O mês de Outubro acabou, mas a prevenção nunca acaba! Esperamos que a mensagem de autocuidado perdure por todos os dias de suas vidas, para que sejamos rosa o ano todo!

Até o próximo Outubro Rosa. 

Deixe o seu comentário

Feito com por Green Digital - © 2018