Quais os primeiros sintomas do câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que se desenvolve a partir da multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando um tumor. Por conta disso, muitas pessoas acreditam que o primeiro sinal de alerta para o câncer de mama é o aparecimento de um nódulo na mama.

Mas você sabia que, antes mesmo do surgimento do nódulo, existem outros sintomas que podem indicar um câncer de mama?

Os primeiros sinais de alerta para o tumor mamário podem variar de pessoa para pessoa, mas é importante estar de olho nas possíveis alterações em suas mamas. Acompanhe o nosso artigo e veja quais são.

Os primeiros sintomas do câncer de mama

Alguns dos sintomas iniciais que podem indicar a necessidade de investigação médica para o câncer de mama são:

Endurecimento da mama

O endurecimento mamário ocorre em volta dos mamilos e geralmente deixa a pele com um aspecto retraído, enrugado ou com textura de casca de laranja.

Saída de secreção pelos mamilos

A saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo é outro sinal muito comum. Esse líquido sai da mama mesmo sem ela ser pressionada, podendo até sujar o sutiã.

Vermelhidão da pele da mama

A pele vermelha é o principal indício de um processo inflamatório. Junto desse sintoma, podem vir ardência, dor, inchaço, sensação de queimação e/ou coceira. 

Inversão do mamilo

Existem casos em que a mulher já nasce com os mamilos invertidos, sendo uma condição clínica chamada de inversão congênita. No entanto, se a inversão ocorrer abruptamente, é importante procurar um ginecologista ou mastologista.

Nódulos nas axilas e/ou pescoço

O surgimento de nódulos nas axilas e no pescoço também indicam um câncer de mama. Normalmente, o nódulo é irregular, indolor e duro.

ATENÇÃO: a vermelhidão e o inchaço da mama também podem indicar outros problemas nas mamas, como uma infecção ou inflamação. Por isso, é sempre importante consultar um médico para realizar uma avaliação precisa. 

Como diagnosticar um câncer de mama?

O diagnóstico do câncer de mama é realizado por meio de uma combinação de exames clínicos, de imagem e laboratoriais. 

A mamografia é o principal exame usado para detectar alterações suspeitas nas mamas, como nódulos ou calcificações. Porém, a ultrassonografia mamária também pode ser utilizada para detectar um tumor, especialmente em casos de mamas densas ou em mulheres mais jovens.

Caso sejam encontradas alterações suspeitas nos exames anteriores, o médico pode solicitar uma biópsia para identificação das células cancerosas no tecido mamário. Esse é o exame final para o diagnóstico do câncer de mama.

Somente um profissional de saúde qualificado pode realizar o diagnóstico adequado do câncer de mama. Por isso, mantenha suas consultas regulares com um médico ginecologista e realize todos os exames preventivos.

Lembre-se: o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento e de cura.

Para mais informações como essa, acompanhe também as redes sociais do Instituto: Facebook e Instagram.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Feito com por Green Digital - © 2018