Queda dos cabelos na quimioterapia: como lidar com esse processo durante o tratamento do câncer
A queda dos cabelos é um dos processos mais difíceis para as mulheres que passam pelo tratamento do câncer com quimioterapia. Ainda que esse efeito seja temporário, é algo que afeta o emocional de muitas mulheres.
Enquanto umas pacientes não hesitam em expor suas carecas, outras preferem lenços, turbantes e perucas para compor o visual e melhorar a autoestima durante um período tão delicado.
É importante lembrar que, durante a luta contra o câncer de mama, a perda do cabelo é apenas um dos vários aspectos que abalam o psicológico da mulher. Além deste desafio, ela também pode ter de lidar com as cicatrizes da mutilação do seio, o que é um processo muito mais difícil.
Todas essas mudanças fazem a paciente a aprender a se reconhecer e se valorizar com seu um novo corpo, modificando também o significado do que é ser mulher.
O câncer nos leva a aprender que a aparência não nos define como mulher, e sim a nossa força em lidar com as mudanças corporais.
Portanto, separamos algumas dicas para as pacientes que estão passando pela queda dos cabelos e buscam lidar com isso de modo leve e sem tabus.
Dicas para lidar com a queda dos cabelos durante o câncer:
– Caso você ainda não tenha iniciado o tratamento, faça um corte de cabelo mais curto que o habitual, pois isso ajuda na adaptação com o novo visual;
– Se o seu cabelo já esteja apresentado quedas, utilize xampus e produtos neutros para não irritar o couro cabeludo;
– Evite lavar a cabeça com água muito quente e não seque seus fios com secador muito quente;
– Experimente usar acessórios como toucas, chapéus, lenços e turbantes para inovar o seu visual e se sentir mais confortável com as mudanças na aparência;
– Quando sair no sol, se não estiver utilizando nenhum acessório, use filtro solar com fator de proteção maior que 30;
– Procure adquirir uma peruca! Diversas ONGs que atendem a pacientes com câncer disponibilizam perucas feitas com mechas de cabelos doadas, o que deixa o visual mais natural.
O câncer nos possibilita abrir os olhos para diversas possibilidades que não víamos antes, inclusive na maneira como nos vestimos, agimos e aproveitamos a vida.
O mais importante ao lidar com o tratamento da doença e com a quimioterapia é não nos darmos por vencidas.
A autoestima é uma grande aliada contra o câncer, então busque identificar meios que façam com que você se sinta mais confortável e poderosa com a perda dos cabelos. Lembre-se de que a sua beleza está na sua autoconfiança!
Fontes:
http://www.oncoguia.org.br