Receita deliciosa de Sorvete de maçã com erva-doce
Um dos sintomas, entre os diversos que paciente oncológica pode sofrer durante o tratamento, é a alteração no paladar. Até mesmo aquele prato favorito pode perder completamente o sabor e a graça.
Pensando nisso, a nossa nutricionista voluntária Ruth Lages de Meira, trouxe dicas de receitas que vão ajudar na redução dos sintomas que a doença causa. E hoje o escolhido da vez é o delicioso sorvete de erva doce e maçã, desenvolvido pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
Segundo Ruth, a sobremesa ameniza as dores para engolir o alimento e sintomas como boca seca, náuseas e vômito, além de aliviar a ausência ou alteração no paladar.
Para esta receita deliciosa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
– ½ xícara (chá) de água
– 1 colher (sopa) de erva-doce em grãos
– 4 maçãs picadas sem casca e sem sementes
– 2 colheres (sopa) de suco de limão
– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de creme de leite sem soro
Hora de preparar:
Em uma panela, coloque a água, a erva-doce, as maçãs e o suco do limão. Cozinhe por 10 minutos, ou até que as maçãs fiquem macias. Desligue o fogo e deixe esfriar. No liquidificador, bata a mistura acima, o leite condensado e o creme de leite. Coloque em um recipiente, cubra com filme plástico e leve ao congelador por três horas. Por fim, retire do congelador e bata no liquidificador por três minutos. Agora é só se servir!
#dica: Para que fique mais cremoso e não forme cristais de gelo, leve ao congelador por mais três horas e sirva quando desejar.
Rendimento: 12 porções de 105g
Calorias: 200 kcal por porção
Lembrando que essa é uma sobremesa que contém adição açúcar e não deve ser consumida com frequência. Reserve ela para adoçar um almoço de domingo ou para um jantar especial!
Cuide-se, alimente-se bem! Você é o seu maior bem.