A importância da rede de apoio durante o tratamento do câncer de mama
Além das terapias tradicionais, como cirurgia, quimioterapia e radioterapia, o cuidado com a saúde mental também é essencial durante o enfrentamento do câncer de mama.
Nesse contexto, junto do acompanhamento psicológico, a paciente também precisa contar com o suporte de uma rede de apoio. Com esse acolhimento, é possível levar o tratamento com mais qualidade e respostas mais positivas.
Mas você sabe no que consiste uma rede de apoio? Conheça os benefícios que ela proporciona ao longo do tratamento.
O que é uma rede de apoio?
Uma rede de apoio é um círculo social formado por amigos, familiares e pessoas próximas que se unem para proporcionar acolhimento e segurança à pessoa com câncer. Essa rede também pode ser composta por profissionais de saúde, voluntários, organizações sociais e religiosas.
De uma forma resumida, são todas as pessoas que, de alguma forma, se relacionam com a paciente para oferecer apoio.
Esse apoio, por sua vez, pode ser de vários tipos, desde que proporcionem impactos positivos na saúde física e emocional da pessoa. A rede de apoio pode ajudar em situações como:
• Acompanhamento em consultas, exames e tratamentos, como quimio e radioterapia;
• Auxílio na realização das tarefas diárias, como os afazeres domésticos;
• Acolhimento emocional, seja para dar um aconselhamento ou então oferecer um abraço e ouvir um desabafo;
• Ajuda material, que pode ser com medicamentos, suporte financeiro ou até mesmo com itens que auxiliam durante o tratamento.
Esse último tipo de apoio, no entanto, é mais comum que seja ofertado por ONGs, pela equipe médica ou pelo sistema de saúde pública.
Tipos de rede de apoio à paciente com câncer
Um grupo de apoio não precisa ser formado apenas pelas pessoas que convivem diretamente com o paciente. Muitas vezes, como os parentes e amigos não possuem conhecimento ou experiência para lidar com o câncer, a rede de apoio pode ser formada por pessoas que já passaram pelo mesmo.
Em alguns hospitais existem grupos de pacientes e ex-pacientes que se unem para trocar experiências e informações. Esse mesmo tipo de grupo pode ser encontrado em ONGs e instituições sociais, em que as pessoas se conectam de forma espontânea para praticar a ajuda mútua.
O Instituto Peito Aberto é um exemplo disso. Somos uma ONG formada por mulheres que passaram pelo câncer de mama e que, após a árdua experiência, resolveram transformar a dor em amor ao próximo. Além do acolhimento às pacientes com câncer, também oferecemos auxílio às suas famílias.
Os benefícios da rede de apoio no enfrentamento do câncer de mama
O principal benefício de uma rede de apoio é tornar o tratamento e a jornada até a cura mais leve.
Quando em contato com a equipe médica, um dos benefícios é o acesso às informações claras e concisas sobre a terapia. Isso porque não é apenas a paciente que terá acesso às informações, como também sua família, que se mantém próxima e ativa ao longo do tratamento.
Porém, não é somente com o oncologista que esse acompanhamento ocorre. Uma equipe multidisciplinar é fundamental nesse contexto, tendo também o apoio de psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, caso necessário.
Já quando a paciente está em contato com outras mulheres que passam ou passaram pelo mesmo, as mulheres podem falar sobre suas experiências de maneira aberta, trocando conselhos, dicas e desabafos sobre a doença. Esse relacionamento é muito importante para a paciente perceber que não está sozinha e que logo irá superar essa situação.
Além disso, conhecer pessoas que estão na mesma condição pode ajudar no melhor manejo dos sintomas e efeitos colaterais. Esse mesmo contato também proporciona coragem e força à paciente, pois ela se inspira em pessoas que já venceram o câncer.
Dessa forma, a conexão entre pacientes é extremamente positiva, pois abre seus olhos para novas formas de encarar a doença.
Evidentemente, o suporte pode vir de outras fontes, inclusive de pessoas que não têm relação alguma com a doença.
No Instituto Peito Aberto, contamos com o trabalho voluntário de pessoas com diferentes especialidades para auxiliar no atendimento às pacientes com câncer.
Com aulas de pilates, atendimento psicológico, assistência social e muitas outras assistências, buscamos proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida a quem está no tratamento da doença.
Para mais informações sobre o que fazemos e como atendemos as pacientes com câncer de mama, clique aqui.
Quer saber mais sobre o Instituto Peito Aberto? Acompanhe-nos no Facebook e no Instagram.
E agora que você sabe mais sobre a importância da rede de apoio no enfrentamento do câncer, compartilhe esse conteúdo. Assim, mais pacientes terão acesso a essa informação e a um tratamento mais humano.