Como reduzir o risco de recidiva do câncer de mama?
Se você tem ou já teve o câncer de mama, precisa redobrar os cuidados com a sua saúde para reduzir o risco de recidiva da doença.
Mesmo que o tratamento tenha sido concluído e todo o câncer tenha sido removido pela quimioterapia, pela radioterapia e pela mastectomia, infelizmente ainda existem chances do tumor retornar.
É por isso que você precisa adotar algumas medidas que ajudam a diminuir o risco da recorrência do tumor. No artigo de hoje, nós te explicamos quais são.
Mas, primeiramente… o que é a recidiva do câncer de mama?
A recidiva do câncer de mama ocorre quando, mesmo após a conclusão do tratamento, o tumor retorna ao corpo. Isso pode acontecer meses ou anos depois, como também pode nunca acontecer.
No entanto, nem sempre o câncer retorna para o mesmo local. Existem três formas de recidiva que são reconhecidas pela Sociedade Americana de Câncer:
• Local, que acontece quando o tumor surge novamente na mesma mama onde foi originalmente diagnosticado;
• Regional, que ocorre quando o câncer acomete os gânglios linfáticos próximos à região;
• Metastático, que é o grau mais grave de recidiva e se caracteriza pelo câncer se disseminando para outras partes do corpo, como o pulmão ou os ossos, por exemplo.
O risco de retorno do câncer e o seu grau de agressividade é diferente para cada pessoa. Tudo depende de fatores como o tipo de terapia, o tempo de tratamento, o estágio do tumor, o histórico familiar e, por último mas não menos importante, os hábitos de vida.
Por isso, é importante que durante e após o tratamento, a paciente mantenha os hábitos saudáveis. A seguir, elencamos as atitudes que reduzem o risco da doença voltar.
Como reduzir o risco da recidiva?
Mantenha uma dieta saudável
Assim como uma alimentação balanceada tem o poder de auxiliar na prevenção do câncer, ela possui o mesmo efeito em relação à recidiva. Alguns estudos já mostraram que pacientes que tiveram câncer de mama e se alimentavam de maneira saudável tiveram uma sobrevida maior do que as que não seguiam uma dieta.
Desse modo, tenha uma alimentação rica em vegetais, legumes, frutas, grãos integrais e carnes brancas. Além disso, evite carne vermelha, alimentos processados, gordurosos ou repletos de açúcares. A consciência alimentar previne uma série de doenças e ainda contribui para a manutenção do peso.
Controle o peso corporal
Tomando como base a recomendação anterior, o controle do peso também é muito importante. Muitos estudos sugerem que a obesidade e o sobrepeso aumentam o risco de câncer voltar. Como se não bastasse, o excesso de peso também eleva o risco de desenvolver linfedema e outros tipos de câncer.
Por isso, tenha um bom acompanhamento médico, inclusive com nutricionista, para trabalhar na perda e controle do peso de uma maneira sadia.
Pratique exercícios físicos
A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos devem andar sempre juntos! Eles são essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a qualidade de vida.
Porém, fica o lembrete: antes de iniciar um novo exercício, converse com seu médico para analisar suas condições e limitações. O ideal é começar com atividades de baixa intensidade e ir avançando progressivamente. Algumas opções muito indicadas na recuperação do câncer de mama são as caminhadas, o pilates, a dança ou yoga.
Evite o consumo de álcool
Apesar de não haver evidências concretas da relação do consumo de álcool com o risco de recidiva, já existem evidências de que o álcool facilita o desenvolvimento do câncer de mama. Portanto, o melhor é investir na prevenção e evitar sua ingestão.
A recomendação médica, na maioria dos casos, é consumir pequenas doses em situações sociais, evitando o hábito diário.
Consulte seu médico regularmente
Depois de completar o tratamento contra o câncer de mama, continue visitando o seu médico regularmente. As consultas de rotina são fundamentais para checar se está tudo certo com a sua saúde, realizando exames para ter a certeza de que o câncer não está voltando.
Invista também no acompanhamento multidisciplinar, com profissionais de psicologia, nutrição e ginecologia. Esse cuidado rotineiro auxilia na prevenção de inúmeras doenças além do câncer!
Nosso conteúdo foi útil para você? Então compartilhe em suas redes sociais.
Para mais artigos relacionados ao câncer de mama, acompanhe o nosso blog.
Com informações de: ONCOGUIA