Saúde da mulher: 10 hábitos saudáveis para reduzir o risco do câncer de mama
O cuidado com a própria saúde é uma prioridade que todas as mulheres devem levar a sério. Mas sabemos que, no dia a dia, nem sempre é assim.
Em meio às preocupações com a casa, com os filhos, com o trabalho e com a rotina corrida, alguns cuidados podem ser deixados de lado, levando ao risco do desenvolvimento de várias doenças, incluindo o câncer de mama.
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres, mas a boa notícia é que muitos casos podem ser prevenidos ou detectados precocemente, desde que você preste atenção ao seu corpo.
A seguir, elencamos 10 hábitos saudáveis que você precisa incluir na sua vida e, com isso, reduzir o risco do câncer de mama. Confira e compartilhe com suas amigas.
10 hábitos saudáveis para prevenir o câncer de mama
Consuma mais vegetais
Os alimentos vegetais são todos os alimentos que vêm de alguma parte de um vegetal, podendo ser frutas, legumes, hortaliças, verduras, cereais, grãos e leguminosas. Por serem de origem natural, são ricos em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas para o organismo, ajudando a fortalecer as defesas do corpo e a manter o peso ideal.
Reduza o consumo de processados
Os alimentos processados são todos aqueles que não vêm da natureza: ou seja, são fabricados pela indústria. Por conta disso, eles passam por vários processos de conservação e transformação, sofrendo com a adição de açúcares, sal, corantes e outros ingredientes que podem até tornar o alimento mais atrativo, porém também se torna muito mais prejudicial à saúde.
Pratique atividades físicas
O sedentarismo é um dos principais fatores de risco do câncer de mama. Por conta disso, a prática de qualquer tipo de atividade física, desde que seja regular, pode reduzir em até 30% o risco da doença. O recomendado é praticar 30 minutos de atividade física por dia, pelo menos 5 dias na semana.
Controle o peso corporal
A obesidade está associada ao aumento do risco do câncer de mama, especialmente em mulheres que entraram na menopausa. O processo inflamatório do corpo devido ao excesso de peso e gordura facilita as mutações celulares que podem resultar em um tumor. Por isso, mulheres na pós-menopausa precisam manter um peso adequado para prevenir a doença.
Evite bebidas alcoólicas
Até mesmo o consumo baixo ou moderado de álcool pode aumentar o risco do câncer de mama. Por isso, especialistas recomendam reduzir o consumo de álcool e evitar consumi-lo em excesso. Para quem possui o hábito de ingerir bebidas alcoólicas diariamente, o ideal é reduzir a uma dose por dia, no máximo, e depois espaçar o intervalo de dias.
Evite o tabagismo
O cigarro é um dos maiores vilões da saúde e já é associado a vários tipos de câncer, inclusive o de mama. Até o tabagismo passivo pode aumentar as chances de desenvolver um tumor, por conta das substâncias cancerosas presentes no tabaco. Portanto, é importante não fumar ou ao menos reduzir o hábito, pelo próprio bem e das pessoas ao seu redor.
Prolongue a amamentação
Mulheres que nunca amamentaram têm um maior risco de receber o diagnóstico do câncer de mama. Por isso, se você é mãe ou pretende ser, invista no aleitamento do bebê. A amamentação deve ser oferecida de forma exclusiva até os 6 meses de vida da criança e continuada até os dois anos ou mais.
Evite o uso prolongado de hormônio
A terapia de reposição hormonal, muito utilizada durante a menopausa, eleva as chances de desenvolvimento do câncer mamário. Se você faz tratamento com estrogênio e progesterona, considere reduzir o tempo de uso da medicação ou então procurar alternativas menos arriscadas.
Controle o estresse
O estresse está relacionado ao aumento da inflamação crônica do corpo. Como já falamos aqui, o processo inflamatório está associado ao crescimento de células cancerígenas. Além disso, a inflamação enfraquece a imunidade do organismo, impossibilitando as células saudáveis de combaterem as doentes.
Mantenha os exames em dia
As consultas médicas são essenciais para receber orientações específicas de como cuidar da sua saúde e prevenir doenças como o câncer. As consultas com ginecologista e mastologista, por exemplo, devem acontecer ao menos uma vez por ano. E, se você tem mais de 40 anos, a mamografia é um dos vários exames que precisam estar em dia.
Lembre-se de que a prevenção do câncer de mama é uma atitude constante. Ao adotar essas 10 dicas de hábitos saudáveis, você não só reduz o risco de desenvolver essa doença, mas também melhora sua qualidade de vida de maneira geral.
Para mais informações como essa, acompanhe o Instituto nas redes sociais: Facebook e Instagram.