A TERAPIA-ALVO NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

A terapia-alvo, que também é chamada de tratamento de precisão, corresponde a um tratamento personalizado de acordo com o tipo de câncer da paciente. Ainda não é muito conhecida, isso porque ela é uma recente alternativa, mas mesmo assim demonstra ser muito poderosa. 

Ela age especificamente na proteína que atinge as células, causando danos menores nas células saudáveis em comparação com medicamentos convencionais, tendo como objetivo inibir a ação das células cancerosas e reduzir o crescimento tumoral. 

Quando a terapia-alvo é indicada?

O primeiro passo para o médico indicar a terapia-alvo mais precisa é identificar os tipos de proteínas que as células cancerosas apresentam, suas extensões e os tipos de mutações. 

No caso do câncer de mama, é necessário saber por meio de biópsia se as células cancerosas apresentam receptores hormonais e o receptor HER2. Algo muito importante é se informar,  para ter ciência da classificação correta da doença e saber se já existe terapia-alvo específica para o seu tipo de câncer.

É considerada uma medida terapêutica que veio revolucionar o tratamento do câncer. Hoje, a procura por um alvo específico que possa ser atingido por um determinado medicamento é a principal base da terapia contra os mais diversos tipos de câncer. Utilizar a medicação que foi especificamente “desenhada” para aquele tipo de câncer, ao menos em tese, eleva a precisão do tratamento com melhores resultados e menos efeitos colaterais.

Terapia-alvo no caso de câncer de mama metastático

 Para as pacientes com câncer de mama metastático, essa terapia é como uma esperança, pois controla a doença de forma menos agressiva. Quando a paciente tem câncer de mama metastático, tratamentos mais específicos como estes podem fazer toda a diferença para um controle melhor da doença. 

O tratamento em forma de terapia-alvo é geralmente administrado por via oral, com comprimidos ou cápsulas. Dessa forma, eles podem sofrer interações medicamentosas com outros medicamentos de uso cotidiano, como antiácidos e antigripais.

Aqui no nosso blog, você encontra mais detalhes sobre o câncer de mama metastático, basta clicar aqui

Quais são os efeitos colaterais da terapia-alvo? 

Os efeitos colaterais da terapia-alvo são diferentes dos observados com a quimioterapia. Podem ocorrer náuseas, vômito e alopecia (queda de cabelos) em menor intensidade do que na quimioterapia convencional.

Outros efeitos colaterais se mantêm, como as erupções cutâneas, o ressecamento da pele e a fadiga. Outros, são adicionados, como as alterações na coagulação e cicatrização. A insuficiência cardíaca também é relatada.

E a gente quer saber! Você já conhecia esse tratamento, já fez ou sabe quem faz? Conta pra gente! Adoramos receber o relato de vocês.  

Fonte: FEMAMA

DEIXE SUA MENSAGEM

Feito com por Green Digital - © 2018