Câncer: conheça os tipos mais comuns e formas de prevenção
O câncer é uma doença que se desenvolve a partir do crescimento desordenado das células de algum órgão ou tecido que causam anomalias e podem se espalhar para outras regiões do corpo.
Essa mutação pode ocorrer em qualquer parte do corpo e alguns órgãos podem ser mais afetados que outros. Além disso, determinados tipos de câncer são mais comuns em homens e outros, em mulheres.
Excesso de peso, obesidade, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e alimentação não saudável são alguns dos fatores facilitadores para, pelo menos, 20 tipos de câncer.
Conhecer esses fatores de risco e os tipos de câncer é de grande relevância para que você saiba como se prevenir!
Saiba agora quais os tipos de câncer mais comuns no Brasil
Segundo o INCA, o Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020/2022. Deste número, os registros mais comuns serão os de câncer de pele não melanoma, que corresponderá a 29,5% do total de casos em mulheres e 27,1% em homens.
Mas, além dele, existem outros que merecem a sua atenção. São eles:
1 – Câncer de mama
A estimativa é que sejam registrados 66.280 novos casos (29,2% deles) de câncer de mama no Brasil, por ano, até 2022. Os principais fatores de risco da doença são os hormonais, mutações genéticas, histórico familiar, obesidade, sedentarismo. A amamentação tardia, a má alimentação e o uso de tabaco e álcool, combinados com outros fatores, também podem facilitar o surgimento da doença. O diagnóstico tardio reduz as chances de cura, por isso, a mamografia e o autoexame são muito importantes.
2 – Câncer de próstata
De acordo com o INCA, 65.840 homens (29,2% dos casos) serão diagnosticados com câncer de próstata, por ano, neste triênio. Entre as principais causas do surgimento da doença, estão fatores comportamentais (como o consumo excessivo de álcool, má alimentação e obesidade) e fatores genéticos. Aí vale ressaltar a necessidade dos exames PSA e o toque retal, a partir dos 40 anos.
3 – Câncer colorretal
O INCA estima que serão registrados 41 mil novos casos de câncer colorretal em homens e mulheres no ano, sendo 9,4% dos casos em mulheres e 8,1% em homens. Esse tumor acomete o cólon e o reto e, se detectado precocemente, tem grandes chances de cura. É geralmente causado pelo consumo excessivo de bebida alcoólica, alimentos processados e carne vermelha, além do tabagismo e sedentarismo.
4 – Câncer de pulmão
No Brasil, a estimativa é de que 30 mil pessoas sejam diagnosticadas com câncer de pulmão a cada ano. Evidentemente, sua principal causa é o fumo, e pelo menos 80% das mortes pela doença ocorrem pelo tabagismo. Os sintomas mais comuns são tosse seca, falta de ar, escarro com sangue, dor no peito e pneumonia recorrente ou bronquite.
5 – Câncer de colo de útero
O câncer de colo de útero pode afetar até 16.590 mulheres (7,4% dos casos) no ano, no Brasil. A doença é causada pelo Papilomavírus Humano (HPV), uma infecção viral comum, que em alguns casos, pode gerar uma alteração celular e evoluir para um câncer. A vacinação, em conjunto com o exame preventivo (conhecido como papanicolaou), são as principais ações de prevenção deste câncer.
6 – Câncer de estômago
De acordo com o INCA, a estimativa anual é de que 21 mil brasileiros desenvolverão a doença. Seus principais fatores de risco são uma dieta rica em alimentos processados, a obesidade e o consumo de bebidas alcoólicas. O risco aumenta para pessoas com mais de 50 anos. No estágio inicial, a doença não apresenta sintomas, porém alguns sinais merecem atenção, como sensação de estômago cheio, perda de peso e de apetite, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente.
Entre as mulheres, ainda existem outros tipos de câncer comuns, como os de tireóide, ovário, linfoma não Hodgkin e câncer no sistema nervoso central.
Já entre os homens, estão o câncer de cavidade oral, esôfago, bexiga, linfoma não Hodgkin, laringe e leucemias.
Evidentemente, o diagnóstico da doença é muito complexo e exige comprovação e acompanhamento médico. Por isso, é essencial mudar hábitos para investir na prevenção.
Os cânceres de mama, próstata, pulmão, útero e cólon e reto são alguns dos que, com hábitos saudáveis, há possibilidades de reduzir as chances de desenvolvimento.
Por isso, lembre-se de adotar ações como:
• Praticar mais exercícios físicos;
• Reduzir o consumo de alimentos processados e industrializados, adotando uma alimentação mais saudável e nutritiva;
• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco;
• Realizar os exames preventivos periodicamente, como a mamografia, e o papanicolau (para as mulheres) e o exame PSA e de toque (para os homens);
• Consultar um médico sempre que apresentar sintomas suspeitos, não ignorando nenhum sinal.
Não deixe de compartilhar essas informações com seus familiares e amigos! Faça a sua parte na luta contra o câncer!